O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Barreirinhas sedia primeira Capacitação em Proteção e Defesa Civil

Manhã desta terça-feira (29), foi dado início a primeira Capacitação em Proteção e Defesa Civil. Ao longo de três dias, os municípios participantes terão a oportunidade de compreender sobre a Importância da Defesa Civil para os municípios da região e, principalmente, formas de captação de recursos para estruturar a Entidade; também estão sendo abordados, neste primeiro dia, aspectos legais para formalização e uma minuta de lei para ser encaminhada às câmaras municipais.

O prefeito de Barreirinhas, Dr. Amílcar, participou da abertura da Capacitação e destacou a importância da Defesa Civil para os municípios. “É de extrema importância uma Defesa Civil para as cidades, principalmente, nossa região que é turística  e recebe inúmeros visitantes e, em tempos de Pandemia, devemos estar mais  atentos a essa situação”.

A realização da Capacitação é da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria Executiva da Defesa Civil de Barreirinhas. Em sua fala, o Capitão Alércio, da quarta companhia de Bombeiros de Barreirinhas, destacou a importância dessa capacitação para alinhar as ações em toda a região.

O Coordenador de Operações da Defesa Civil do Maranhão, Major Fernandes, foi o primeiro palestrante e iniciou sua aula enfatizando” que é necessário fazer um levantamento de todos os problemas que os municípios podem enfrentar e citou algumas situações que a Defesa Civil enfrenta rotineiramente”. 

Durante a capacitação, o secretário executivo  de Barreirinhas, Francisco Soares, citou alguns  exemplos que a Defesa Civil vem fazendo em Barreirinhas e que a população tem colaborado. Os municípios de Água  Doce do Maranhão, Humberto de Campos, Paulino Neves e Tutóia encaminharam representantes para participar do evento.

A Capacitação acontece no Salão de Eventos da Pousada Chico Santos na sede do município.