Banco do Nordeste e Sebrae assinam convênio para ampliar acesso ao crédito para empreendedores maranhenses
Para elevar a competitividade, ampliar oportunidades de investimentos em inovação e promover a sustentabilidade para empreendimentos maranhenses, o Banco do Nordeste e o Sebrae Maranhão assinaram acordo de cooperação técnica, que vai viabilizar acesso facilitado ao crédito de fomento e serviços financeiros aos negócios. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 27, durante a abertura da Feira do Empreendedor 2024, em Balsas (MA).
Como público-alvo da parceria estão os empreendedores informais, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, mini e pequenos produtores rurais e agricultores familiares, que tenham suas atividades desenvolvidas em qualquer um dos 217 municípios do Maranhão.
O acordo prevê que o Banco do Nordeste promova as condições de acesso às linhas de crédito da instituição bancária, capacite os técnicos do Sebrae-MA sobre os serviços financeiros, políticas de desenvolvimento territorial e exigências para cadastro e concessão de crédito. Em conjunto, BNB e Sebrae-MA atuarão na realização de feiras, rodadas de negócios, capacitação e treinamentos voltados às atividades econômicas e cadeias produtivas prioritárias aos empreendedores atendidos no âmbito do convênio.
“A parceria firmada entre o Banco do Nordeste e o Sebrae-MA geram oportunidades fundamentais para que pequenos empreendedores urbanos e produtores rurais, considerados nossos públicos prioritários, tenham condições de investir em seus negócios e obterem resultados mais efetivos em rentabilidade, competitividade, geração de emprego e renda. A nossa intenção é fortalecer as diversas cadeias produtivas do Maranhão e promover o desenvolvimento integral dos empreendimentos”, explica o superintendente estadual do Maranhão, Isaque Nascimento.
A execução do acordo de cooperação entre as instituições prevê, ainda, a atuação conjunta para identificação e estruturação de atividades econômicas e setores prioritários para receberem apoio creditício e orientações empresariais.
“O Termo de Cooperação Técnica entre o Sebrae Maranhão e o Banco do Nordeste visa levar conhecimento e orientação para um crédito consciente, com mais segurança, possibilitando também o fundo de aval do Sebrae/FAMPE para aqueles empreendedores que não possuem a totalidade da garantia”, acrescentou Jaime Coelho, gerente da Unidade de Serviços Financeiros do Sebrae Maranhão.
Com vigência imediata, as ações previstas do termo assinado terão validade até maio de 2027.
Feira do Empreendedor 2024
Com patrocínio do Banco do Nordeste e realização do Sebrae-MA, a Feira do Empreendedor acontece até o próximo dia 30 de junho, em Balsas (MA), com foco em gerar oportunidades para a abertura de novos negócios, a ampliação e a inovação das empresas, aprimorando a temática do empreendedorismo entre os maranhenses.
Para estimular o acesso ao crédito produtivo e orientado, o Banco do Nordeste vai realizar palestra com a temática: “Soluções financeiras para conectar, inovar e desenvolver”, ministrada pelo gerente de Desenvolvimento Territorial no Maranhão, Jackson Menezes, no espaço Arena Floresta, no domingo (30), às 19h.
A programação da Feira, que se estende até domingo, sempre das 17h às 21h, está composta de palestras, capacitações, comercialização e disseminação de conhecimento em temas ligados ao fortalecimento do empreendedorismo, considerando o perfil socioeconômico e cultural da Região Cerrado Sul maranhense.