Banco do Nordeste divulga oportunidades de renegociação de dívidas para empresários maranhenses

Em palestra realizada em Plenária da Associação Comercial do Maranhão (ACM), no último dia 22, o Banco do Nordeste divulgou as oportunidades de renegociação de dívidas disponibilizadas pela instituição financeira para empresários maranhenses, de todos os portes e setores produtivos. No estado, mais de 82 mil operações, relacionadas a 70 mil clientes, podem ser quitadas com até 90% de desconto ou terem seus prazos de pagamento ampliados.

As vantagens estão amparadas pela Lei nº 14.166/21, que permite a renegociação de dívidas em atraso de operações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), realizadas há mais de sete anos, com dispensa de encargos de atraso, multas e mora. Ao optar pela prorrogação da dívida em vez da quitação imediata, o empreendedor poderá pagá-la em até 10 anos. Nesse caso, os descontos são limitados a 50% do saldo devedor. Para obter os benefícios, o cliente deve aderir à renegociação até o dia 30 de dezembro deste ano.

“A Associação Comercial do Maranhão se sente honrada com a presença do Banco do Nordeste e a apresentação dos benefícios ao nosso empresariado. Esta foi uma oportunidade muito salutar porque as oportunidades disponibilizadas facilitam a reinserção creditícia dos empreendimentos maranhenses, especialmente para aqueles que tiveram dificuldades financeiras em meio ao difícil período econômico que enfrentamos”, avaliou o vice-presidente para Assuntos de Economia e Finanças da ACM, Fernando Duailibe.

Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão, Danivan Borges Lacerda, o Banco do Nordeste busca oferecer as melhores oportunidades para quitação de dívidas pelo empresariado. “Nesse momento de retomada econômica após o período mais difícil da pandemia, temos buscado viabilizar a regularização de dívidas a fim de impulsionar a breve retomada da produção e operação das empresas maranhenses. Diversos empreendedores rurais e urbanos estão impossibilitados de dar sequência aos seus investimentos por conta de eventuais inadimplências com o FNE, de modo que estas oportunidades de repactuação de dívidas possibilitam novos investimentos em toda a área de atuação do BNB”, explicou.

As operações contempladas pelo instrumento legal vigente são de crédito rural e não rural, inclusive as atendidas pelo programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo. Em toda a área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde o BNB atua, há em torno de 873 mil operações, de 535 mil clientes, que podem aderir à campanha. Os beneficiários devem procurar sua agência de relacionamento do Banco do Nordeste. É possível, ainda, solicitar informações pelo telefone 0800-728-3030.