Banco de Alimentos do Maranhão será referência para banco municipal de São Luís
O Banco de Alimentos do Maranhão continua sendo referência quando o assunto é Política de Segurança Alimentar bem executada. Nesta quinta-feira (04), a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), recebeu os representantes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) de São Luís, para apresentar o equipamento que servirá de modelo para a futura implantação de um banco de alimentos municipal.
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que o banco é uma das experiências exitosas do Governo do Estado e, por isso, frequentemente recebe visitas de outros órgãos municipais e estaduais.
“Ficamos felizes pelo reconhecimento que o Banco de Alimentos tem para a sociedade e para o poder público. Já recebemos visitas de representantes de outros municípios, de outros estados e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para conhecer como funciona o nosso banco. A segurança Alimentar é um direito de todo cidadão e sempre estaremos à disposição para orientar quem estiver disposto a fazer avançar essa política tão importante”, disse o secretário.
Além de contribuir com a redução da fome e do desperdício de alimentos no Maranhão, o banco oferece capacitação para gestores das entidades filantrópicas sobre aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas de alimentação.
O secretário da SEMSA, Júnior Vieira, explicou que o Banco de Alimentos do Maranhão servirá como modelo para a implantação do banco municipal, visando fortalece a política de segurança alimentar e diminuir a fome das pessoas em situação de vulnerabilidade em São Luís.
“Viemos conhecer o trabalho do banco para que sirva de norte para a instalação do banco da nossa capital. Buscamos conhecer a estrutura e entender como funciona, para que possamos estudar a melhor maneira de investir nesse equipamento tão importante para a população”, declarou o secretário.
Banco de Alimentos
Desde a sua implantação em junho de 2019, o Banco de Alimentos distribuiu mais de 250 toneladas de alimentos. Localizado no Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), em São Luís, o equipamento conta com 47 parceiros doadores e 50 instituições filantrópicas cadastradas para receberem as doações. Todos os alimentos passam por um processo de coleta, seleção/triagem, processamento e distribuição, feita por uma equipe multiprofissional composta por nutricionistas e técnicos.