BALSAS – MPMA apresenta proposta de campanha sobre trânsito seguro

Em reunião realizada no dia 26 de fevereiro, no auditório da OAB, em Balsas, o Ministério Público do Maranhão apresentou aos integrantes da Rede de Trânsito de Balsas a proposta de uma campanha intitulada “Juntos Fazemos o Trânsito”. O objetivo é conscientizar a população sobre as infrações no trânsito e medidas preventivas contra acidentes.

O titular da 2ª Promotoria de Justiça de Balsas, Antonio Lisboa de Castro Viana Júnior, abordou a importância da parceria com outras instituições para promover a campanha e destacou o aumento de atendimentos de vítimas de acidentes na rede municipal de saúde. A proposta é que o trabalho de divulgação tenha enfoque educativo, preventivo e repressivo.

Em seguida, a promotora de justiça Dailma de Melo Brito (1ª Promotoria de Justiça), afirmou a importância da primeira fase da campanha ter o enfoque educativo. Ela informou que ao visitar os hospitais, como parte das suas atribuições de defesa da saúde, constatou que a maioria dos leitos das enfermarias são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.

Para o promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr (4ª Promotoria de Justiça), existe um empenho por parte do sistema de segurança pública e o trabalho em conjunto terá um impacto positivo na sociedade. Ele lembrou o alto índice de acidentes tanto nas vias urbanas quanto nas rodovias. Em relação ao objetivo da mobilização, a parceria com o Município de Balsas para ampliar a sinalização no trânsito e o asfaltamento podem contribuir para minimizar os problemas.

Também se manifestaram e empenharam apoio à iniciativa do MPMA o juiz titular da 3ª Vara da Comarca de Balsas, Rafael Felipe de Souza Leite; a diretora do Hospital Balsas Urgente, Marielza Gomes; o secretário municipal de Educação, Higino Lopes; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Balsas, Ribamar Cruz; o subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Balsas, capitão Rogélio Raimundo Santos Ferreira; os inspetores da Polícia Rodoviária Federal Artur Lima e Osmilton Galdino; o tenente do Corpo de Bombeiros Marcos Paulo.

A reunião contou, ainda, com a participação do representante da Guarda Municipal de Balsas Mizael Martins; a coordenadora do Centro de Reabilitação de Balsas, Raquel Chaves Tenório; a gestora do Hospital Regional de Balsas, Yana Martins Coelho; o assessor técnico da Unidade Regional de Saúde, Thyago Nogueira; o coordenador de Educação para o Trânsito, Lucas José; e a secretária municipal de Saúde de Balsas, Erina Sousa.

Ao final do encontro, o juiz titular da 4ª Vara da Comarca de Balsas, Douglas Lima da Guia, apresentou propostas para traçar um plano de ação para a campanha nos eixos de comunicação, educação, repressão e estrutura.