Bairro da Liberdade recebe serviços de saúde do programa Cuidar de Todos em Ação e o lançamento da Campanha de Multivacinação
“Já fazia um tempo que eu estava querendo ir ao médico e não conseguia, então, aproveitei que ele estava aqui perto da gente”, disse a dona de casa Maria de Jesus Pereira Gama, 62 anos. É que este sábado (12) foi dia dos moradores do bairro Liberdade, em São Luís, colocarem a saúde em dia. Por meio do programa Cuidar de Todos em Ação, o Governo do Maranhão disponibilizou consultas com diversas especialidades médicas, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outros atendimentos para a comunidade. A ação, que ocorreu no Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira, também marcou a abertura da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre até dia 26 deste mês.
A dona de casa Maria de Jesus Pereira Gama chegou cedo à quadra do Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira, no bairro Liberdade, para não perder os atendimentos, que começaram às 8h. Além de consulta com clínico geral e aferição da pressão arterial, ela aproveitou para atualizar a carteira de vacinação do neto.
“A gente que mora na periferia tem muita dificuldade de ir ao médico. Por isso, fiquei feliz com esta ação, porque facilita para a gente ter esses atendimentos perto de casa, principalmente em um sábado. Durante a semana a gente está ocupado trabalhando e fica sem tempo”, comentou.
Aproximar os serviços de saúde da população e facilitar o acesso aos atendimentos é o principal objetivo do programa Cuidar de Todos em Ação, segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. “Por meio deste programa vamos levar consultas e todos os serviços assistenciais de saúde para os bairros em parceria com as escolas locais, que são espaços já conhecidos pela comunidade. Assim, ampliamos a oferta dos serviços e facilitamos o acesso pela população”, afirmou.
Tiago Fernandes também chamou atenção para o investimento na atenção primária que está sendo realizado pelo Governo Carlos Brandão.“O momento é de empregar o espírito municipalista do nosso governador, com um dos maiores programas de Saúde. Nossa ideia é percorrer os 217 municípios levando a atenção primária para perto das pessoas, de acordo com a necessidade e perfil epidemiológico das cidades e assim melhorar os índices de saúde do nosso estado”.
Durante o sábado, a comunidade teve acesso a consultas em pediatria, dermatologia, clínica geral e ginecologia, além de vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia e testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites.
A estudante Sara Diniz, 15 anos, também aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “Achei muito bom esse programa. O posto de saúde aqui do bairro é um pouco longe da minha casa e, além disso, nem sempre a gente tem tempo de ir, então, quando tem esse tipo de campanha é muito bom”, disse.
O programa Cuidar de Todos foi lançado pelo Governo do Maranhão no dia 3 deste mês com o objetivo de estabelecer um pacto de cooperação técnica entre Estado e Municípios e fortalecer o atendimento na atenção primária. A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses. Para isso, serão realizadas diversas ações e o Cuidar de Todos em Ação é uma delas.
Campanha de Multivacinação
Por meio da Campanha de Multivacinação, o Ministério da Saúde visa sensibilizar a população para a retomada da confiança nas vacinas para proteger a população contra reintrodução de doenças como poliomielite. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, falou sobre esse processo. “Essa retomada do Ministério da Saúde no processo imunização da população é um marco do governo Lula e a Campanha de Multivacinação será em todo o território nacional e no Maranhão, assim como nos demais estados da federação, o ministério irá conduzir esse processo nos 217 municípios”, destacou.
Na ocasião, o titular da Saúde relembrou ainda que no último dia 3 de agosto, o governador Carlos Brandão entregou as cadernetas de vacinação das crianças, para que os municípios possam fazer a busca ativa do público 0 a 15 anos. O diretor do Departamento de Imunização e Doenças de Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, frisou o quanto a Campanha de Multivacinação é importante nesse momento de queda sistemática da imunização nos últimos anos.
“O compromisso do governo Lula é resgatar o alto índice de coberturas vacinais. O momento agora é de chamar os pais para que eles coloquem a caderneta de vacinação dos filhos em dia. O Ministério inicia com o esforço da vacinação e segue com o trabalho de micro planejamento para garantir que as rotinas fiquem mais fortalecidas e as coberturas estejam sempre altas”, explicou.
A consultora nacional em Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Francieli Fantinato, abordou a preocupação da OPAS com a possibilidade de reintrodução de doenças já extintas.
“O Programa de Imunização no Brasil completa 50 anos. O país já era certificado pela extinção de vírus que como o do sarampo e hoje nós estamos pleiteando uma recertificação na região das Américas e temos a poliomielite que o Brasil corre sério risco de reintrodução. Nós ainda temos problemas em alguns países com o poli vírus, então nós precisamos proteger a população para que essas doenças não voltem”, esclareceu.
Foram disponibilizados imunizantes contra Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral, HPV; dT, Febre Amarela, Influenza e Covid 19 (Bivalente, Coronavac, Pfizer, Janssen, Pfizer pediátrica, Baby Pfizer); Hepatite A; Pentavalente; DTP; Poliomielite (VIP); Rotavírus Humano; Pneumocócica; Meningocócica C; Meningocócica ACWY; Varicela.
Ao todo, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 18 vacinas. Todas protegem contra doenças que podem causar problemas sérios e até a morte, especialmente entre aqueles com sistema imunológico comprometido ou em desenvolvimento, como os recém-nascidos e os bebês.
Ana Júlia, de 10 anos, tomou as vacinas contra HPV e Influenza. “Eu chorei, porque fiquei nervosa, mas eu aceito numa boa porque sei que a gente não fica mais doente”, contou.
Além do esforço concentrado que o Governo do Estado vem fazendo com ações pontuais de vacinação, a população deve procurar os postos de vacinação dos municípios de posse da caderneta de vacinação.
Estiveram na ação, o secretário municipal de Axixá, Tiago Santos, representando o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems); o superintendente do MS no Maranhão, José Maria Filho; a coordenadora municipal de Imunização de São Luís, Charlene Luzo e a vice-presidente do Conselho Comunitário do Pacto pela Paz -Liberdade, Aurinéia de Jesus.