“Meu pai lutou incansavelmente por este dia”, diz filho de beneficiário ao receber título de terra, após 43 anos de espera

“Hoje celebramos não apenas um título de terra, mas o resultado de anos de dedicação e amor pelo nosso pedaço de chão. Meu pai, como tantos outros pais no Maranhão, lutou incansavelmente por esse dia, e estou emocionado por compartilhá-lo com ele”, disse Nelson Adriano, ao lado do pai Abraão Alves, que aguardou 43 anos para receber seu título de terra.

Com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), o sonho se concretizou às vésperas do Dia dos Pais.

A história de Abraão Alves, um agricultor de 72 anos, é uma jornada de perseverança e determinação. Nascido no interior de Peri-Mirim, viveu 13 anos em São Luís até estabelecer raízes em Palmeirândia, onde encontrou na terra sua verdadeira vocação. Ao longo de décadas, ele enfrentou os campos, açudes e pastos, trabalhando para cultivar e cuidar da terra que sempre considerou sua.

Mas a falta de um título formal de propriedade lançava incertezas sobre suas conquistas. Durante 43 anos, Abraão aguardou pelo reconhecimento da posse. Agora, com o documento em mãos, que representa a legalidade de sua propriedade, vieram as lágrimas de felicidade e gratidão.

A história de Abraão e Nelson Alves ressoa com tantos outros pais e beneficiários em todo o Maranhão. É um testemunho da resiliência e da força das famílias que, por gerações, trabalham a terra com paixão e determinação. 

Neste Dia dos Pais, a conquista de Abraão Alves não apenas celebra a relação entre pai e filho, mas também enaltece a perseverança de todos aqueles que aguardam ansiosamente o reconhecimento de sua posse, sonhando com um futuro mais seguro e digno.

Iterma

Em 2023, o Iterma já realizou a entrega de quase 1 mil títulos definitivos de propriedade, promoveu o georreferenciamento em vários municípios e garantiu mais de 1 mil atendimentos na Sala do Cidadão. Atuou e continua trabalhando na resolução de conflitos fundiários, e celebrou assinatura de vários Acordos de Cooperação Técnica junto a órgãos federais, estaduais e municipais. 

Ainda neste ano, pretende promover o maior Programa de Regularização Fundiária do Maranhão, compromisso firmado pelo governador Carlos Brandão, que garantirá a entrega de 5 mil títulos de domínio de terras, levando mais desenvolvimento e qualidade de vida à população maranhense.