Auxílio Catadores chega às regiões dos Lençóis e Baixo Parnaíba

Assegurando renda, valorização da categoria e garantido comida na mesa, o auxílio emergencial aos catadores de resíduos sólidos chegou às Regiões dos Lençóis Maranhenses e Baixo Parnaíba, no último fim de semana, com solenidade de entregas realizadas nos municípios.

A pandemia da Covid-19 reduziu em cerca de 60% o trabalho da coleta de resíduos sólidos, impactando diretamente os trabalhadores do segmento, segundo estimativa feita pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat). 

Somado ao pacote de ações para reduzir os impactos causados pelo esse período de pandemia, o Governo do Estado criou o Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial), no valor de R$ 400, visando auxiliar este segmento a enfrentar as adversidades sociais decorrentes desse momento. 

A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) está realizando a entrega de cartões que concedem acesso ao benefício por meio do Projeto Pró-Catador. 

No último fim de semana, o secretário Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, realizou uma série de entregas destes cartões nas Regiões dos Lençóis Maranhenses e Baixo Parnaíba.  

As entregas oficiais aconteceram nos municípios com a presença dos prefeitos de Barreirinhas, Dr. Amílcar; de Tutóia, Diringa Baquil; e a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha. 

“Compromisso do Governador Flávio Dino em fazer com que esta ação chegue, da forma mais emergente possível, aos catadores de resíduos sólidos. Nosso cronograma de entregas garantiu que os catadores de Região do Baixo Parnaíba e Lençóis fossem beneficiados, garantindo renda nesse momento tão difícil”, afirmou o secretário Jowberth Alves. 

A catadora do município de Tutóia, Érica Joyce, celebra a conquista do benefício que vai auxiliar os trabalhadores que estão enfrentando dificuldades para exercer suas atividades de coleta dos resíduos sólidos. 

“Vai ajudar mães de família que trabalham na catação de resíduos sólidos. Sem trabalhar a gente não tinha como garantir o sustento e agora temos com o auxílio”, afirmou.

Pró-Catador

O Projeto Pró-Catador estimula a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica. Os catadores de resíduos sólidos atuam em atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.

O Pró-Catador gerou o documentário “Catadores: da invisibilidade ao protagonismo”, mostrando a rotina desses trabalhadores, suas lutas e conquistas. 

O programa promoveu ainda seminários interestaduais e um evento estadual, em 2020, para discutir a situação do segmento e ações para garantir melhor qualidade de trabalho e de vida a esses profissionais.