Aulas de Inglês gratuitas oferecidas pelo curso Super Teens iniciam neste fim de semana em São Luís
Aprender um novo idioma é o sonho de milhares de jovens e esse sonho já está perto de se tornar realidade para os estudantes inscritos no projeto Super Teens, realizado pelo Consulado Americano, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC). A aula inaugural será realizada neste sábado (5), no auditório setorial do Centro Pedagógico Paulo Freire, às 10h.
O curso que tem duração de 1 ano é gratuito e oferecido para adolescentes entre 13 e 15 anos, estudantes da escola pública, moradores do bairro Coroadinho e redondezas. As inscrições foram realizadas no mês de outubro no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, lugar onde acontecerão às aulas, aos sábados.
Maria Luiza da Silva, gestora do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, destacou a importância do curso para os jovens do Coroadinho. “Uma nova língua representa inclusão social, uma nova cultura, uma nova oportunidade para aquela comunidade que tanto precisa”, contou.
“É um projeto piloto, daremos um primeiro passo com a intenção de que a iniciativa possa se expandir para outros bairros. Os estudantes estão super ansiosos e prontos para começar o curso. Os jovens receberão todo material didático e apoio necessário para os estudos”, disse Stephane Serejo, professora de Língua Inglesa.
Ana Paula, coordenadora do Instituto Brasil-Estados Unidos (ICBEU), reiterou a relevância de contribuir com o projeto. “Nós somos uma representação do Consulado da Embaixada Americana através da divulgação do Ensino da Língua Inglesa e da Cultura Americana. É fundamental participar de iniciativas como essa que visam o fomento da educação, a divulgação da cultura americana, entender que as crianças e jovens merecem ter uma educação globalizada com essas parcerias conseguimos construir projetos”, afirmou.
“Para o Consulado, a educação é sempre prioridade para o desenvolvimento dos países. A parceria com a Seduc já vem de longas datas, estamos em retomada com foco no ensino da rede pública. Para nós é importante, pois agrega outros parceiros que contribuirão na vida de vários jovens com oportunidade de acesso à Língua Inglesa, à cultura e à história. Todo conhecimento contribui para a construção do projeto de vida e mudança da realidade em que o estudante está inserido”, observou Stuart Alan Beechler, representante diplomático do Consulado Americano.