Atividade da Construção Civil em março se mantém inalterada com 50 pontos

 A atividade da construção civil, em março, se manteve inalterada em relação ao mês de fevereiro com 50 pontos no Maranhão. No Brasil e no Nordeste houve crescimento, porém ainda sem alcançar a faixa de otimismo dos 50 pontos com 49,5 pontos e 48,7 pontos respectivamente. 

O indicador que mede o número de empregados também permaneceu inalterado, o que já acontece desde janeiro de 2023. A pesquisa aponta que mesmo sem um decaimento isso pode preocupar os empresários do setor. 

A capacidade operacional marca uma variação positiva, crescendo 3 pontos. Esse resultado é proveniente das médias e grandes empresas. Não houve informações nesta pesquisa quanto às pequenas empresas. 

Quanto as expectativas para os próximos seis meses, espera-se um aumento na demanda. O crescimento no número de empregados permanece o mesmo do mês anterior. Os números indicativos à atividade, compra de materiais e novos empreendimentos estão no nível dos 50 pontos em todos os portes de empresas.  

Os dados são da Sondagem da Construção Civil, publicação mensal da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI). Os indicadores do setor e de outras áreas da indústria podem ser obtidos no site da FIEMA (fiema.org.br), na aba de Publicações.