Ascem e Segurança Pública reforçam policiamento nos dias de EXPOEMA

Buscando reforçar a segurança no Parque Independência nos dias de EXPOEMA 2022, a Associação de Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM) juntamente com as organizações de policiamento e proteção, estaduais, municipais e privadas, estruturou um planejamento de ação para os dias de evento.

O Presidente da ASCEM, Ricardo Ataíde, falou sobre o compromisso da associação, responsável pela exposição, em garantir a proteção dos criadores e visitantes nos dias de EXPOEMA. “Nós nos preocupamos em promover debates com a Polícia e o Corpo de Bombeiros para que no momento da exposição, pudéssemos levar segurança aos produtores e a sociedade em geral, que vão participar do nosso evento. Isso é uma questão de prioridade de todos nós”, afirmou o presidente.

O Coronel da Polícia Militar Paulo Donjiê, um dos responsáveis pela operação de policiamento da exposição, destacou a atuação de todos os órgãos de segurança pública (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) neste ano, como forma de garantir a defesa da população que estará no parque nos dias de evento.

“Todo o sistema de segurança pública está fazendo um planejamento com muito cuidado, justamente para oferecer segurança ao cidadão. Teremos uma representação da Polícia Civil com delegado e escrivão, para realizar a atuação dos pequenos crimes cometidos no evento. A gente pede a população que venha se divertir, contando com a segurança pública do Estado”, afirmou Paulo Donjiê.

Segundo o Coronel Donjiê, o patrulhamento da Polícia Militar será executado por setores, onde cada patrulha ficará responsável por uma área do parque, o que vai facilitar a abrangência e a eficácia da operação.

“O nosso forte será o policiamento a pé. A área do parque foi dividida por setores e em cada um nós teremos policiais militares a pé, com patrulhas em torno de quatro a cinco policiais. A cavalaria, policiais montados a cavalos, vai fazer o entorno no parque, ou seja, todo o perímetro externo, junto com o batalhão do motopatrulhamento tático. Tudo isso, para quando a população chegar, logo visualizar a atuação da polícia militar”, disse Paulo.

Além das instituições públicas, a EXPOEMA também contará com serviços de segurança privada para fortalecer a proteção dos visitantes na exposição.