O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

Artistas da 4ª edição do projeto Arte em Cores realizam pinturas individuais

O talento de 25 artistas maranhenses, selecionados para a primeira etapa da 4ª edição do projeto Arte em Cores, já está sendo expressado em murais pintados em diversas cidades do estado. A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O Arte em Cores busca celebrar a diversidade e a criatividade por meio da arte urbana, com ênfase no graffiti. Nesta edição, o projeto acontece nos municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bom Jesus das Selvas, Bacabeira, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca.

Os artistas do Arte em Cores passaram por um amplo processo de seleção e agora chegou o momento de testemunhar esses talentos em ação, conforme eles realizam suas pinturas que prometem encantar e inspirar o público. Após cumprirem os requisitos e serem selecionados, eles se debruçam às grandes ‘telas’ ao ar livre, a exemplo do jovem Gabriel Rocha, da cidade de Bacabeira, município localizado na região metropolitana da Grande São Luís. “Eu estou amando a oportunidade de produzir o meu primeiro mural, e espero não ser o último, porque eu estou me dedicando para desenvolver e entregar o melhor da minha habilidade nesse tipo de pintura. Sempre tive essa vontade de realizar um mural, mas faltava uma motivação, e o projeto Arte em Cores resgatou em mim essa vontade de experenciar a arte dessa forma”, detalhou.

A partir de técnicas e temáticas diversificadas, os artistas exploram suas paixões e ideias através de cores vibrantes, traços marcantes e imagens que chamam a atenção de quem transita pelos espaços públicos. Entre retratos, paisagens e outras propostas, cada obra será como um portal, convidando a todos a se encontrarem nesse universo de criatividade e imaginação.

As oportunidades geradas pelo projeto Arte em Cores ao jovem bacabeirense, Gabriel, se expande a outras pessoas e municípios, como é o caso da Evelyn da Silva Costa. Ela que é natural de São Pedro da Água Branca, cidade localizada no extremo Oeste maranhense, conta com euforia sobre a tão esperada pintura. “Estou passando por um momento muito especial na minha vida, principalmente porque é a primeira vez que saio para pintar na rua, algo que foge um pouco da minha rotina. Espero ter outras oportunidades como esta”, vibrou a artista.

O Arte em Cores não somente celebra a produção artística local, mas também busca promover a arte como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e comunitário. Ao conectar artistas de diversas localidades e públicos variados, o projeto reitera o papel vital que a arte desempenha na construção de uma comunidade inclusiva.

Além dos paineis individuais, o projeto também incentiva a criação em equipe e realizará uma segunda fase de seleção entre os participantes para a criação de dois painéis coletivos: um em Bacabeira, no Maranhão, e outro em Canaã dos Carajás, no Pará. O painel coletivo de Bacabeira será realizado por 5 artistas do Maranhão; o painel coletivo de Canaã dos Carajás será realizado por 5 artistas do Pará. A produção dos painéis coletivos acontecerá ao longo de 4 dias corridos, com acompanhamento presencial de mentores e premiações adicionais para os artistas selecionados. Ao final do projeto, fotografias de todas as obras produzidas nessa 4ª edição serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores – www.arteemcores.art.br

Trajetória do Arte em Cores

Desde 2020, o Arte em Cores dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a criatividade de artistas visuais do Maranhão e do Pará, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. Ao longo de três edições, 175 artistas foram beneficiados e, além dos trabalhos individuais realizados em diversas cidades de ambos os estados, 7 grandes murais coletivos já foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Marabá (PA), que recebeu dois murais, e Parauapebas (PA). A Galeria Virtual do Arte em Cores reúne fotografias de todas as obras já realizadas, em uma exposição online que amplia o acesso à produção artística. Em 2024, o projeto chega à sua quarta edição, dando continuidade ao histórico de sucesso na valorização da arte urbana. O Arte em Cores é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realizado pelo Ateliê 22 e Ministério da Cultura – Governo Federal.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade   e   vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO

Artistas da 4ª edição do projeto Arte em Cores realizam pinturas individuais

Mais informações sobre o Arte em Cores – 4ª Edição pelo whatsapp: (99) 99167-1734

Acesse o site e redes sociais do projeto: arteemcores.art.br; instagram.com/arteemcoresmove; facebook.com/arteemcoresmove