“Aqui aprendemos a como ser um cidadão melhor”, diz formanda do 3° ano do Colégio Militar 02 de Julho

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão promoveu, na terça-feira (3), em São Luís, solenidade de formatura de conclusão do 3° ano do Colégio Militar 02 de Julho, marcando a última etapa da formação básica dos alunos e deixando-os preparados para ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho.

A cerimônia, que aconteceu na unidade I, localizada no bairro Vila Palmeira, formou 226 estudantes da 14ª turma, intitulada de “Governador Carlos Brandão”. 

Em 2019, quando ainda frequentavam o 9º ano do Ensino Fundamental, estes formandos de 2022 obtiveram o melhor resultado do estado pelo Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama).

Representando o governador Carlos Brandão, o vice-governador Felipe Camarão, que participou ativamente da reforma e ampliação do Colégio Militar 02 de Julho e do anexo Pio XII quando foi secretário de Estado de Educação, demonstrou o seu carinho à instituição que apresenta um dos melhores resultados. Também estiveram presentes o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Sílvio Leite, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMMA), coronel Célio Roberto. 

“Vim registrar, em nome do governador Carlos Brandão, a importância da continuidade da educação neste governo, que é prioridade número 1 da gestão. Isso inclui alfabetizar as crianças, jovens e adultos, diversificar as opções de ensino como as escolas de tempo integral e os colégios militares, que temos o maior carinho e respeito”, afirmou o vice-governador.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, explicou que a 14ª turma recebeu o nome de “Governador Carlos Brandão” em agradecimento ao fortalecimento e ampliação de vagas no formato no estado.

“Hoje é um momento festivo, é mais uma turma que está concluindo o Ensino Médio. A turma ‘Governador Carlos Brandão’ é em homenagem ao nosso governador por todo apoio dado em incremento dos colégios militares pelo estado do Maranhão. Aqui, ao lado, inclusive, houve a ampliação para um anexo, onde era o antigo Colégio Pio XII, aumentando o número de alunos”, disse o coronel Célio Roberto.

O comandante-geral dos Bombeiros reforçou, ainda, o modelo educativo como uma das importantes ferramentas para a elevação dos indicadores educacionais do Maranhão.

“A educação é transformadora e, com certeza, vai fazer com que todos os indicadores do nosso estado melhorem cada vez mais. O que aponta isso é o resultado do Ideb, dessas provas como o Enem, vestibular regular da UEMA [Universidade Estadual do Maranhão]. Tudo isso tem aferido os resultados do nosso colégio, e demonstra que estamos no caminho certo, fazendo uma educação pública de qualidade”, disse o coronel.

A formanda Adriele Santos avaliou como fundamental o formato educacional dos colégios militares, por capacitar alunos em aptidões valiosas à sociedade maranhense.

“Para mim, é uma iniciativa que merece ser expandida porque saímos daqui não só com a educação básica, mas com a instrução militar, aulas de primeiros socorros e combate a incêndios. É uma ajuda à sociedade porque saímos com noções de como ser um cidadão melhor”, afirmou a estudante.

A também formanda Marcele Rangel comemorou a sua conclusão e expressou gratidão pela oportunidade em estudar no 02 de Julho. “Muito gratificante. É uma oportunidade única que todos os alunos têm. Eu amei muito estudar aqui, foi muito positivo”, comemorou a aluna.