Aprovado PL que obriga instituições de ensino particulares a conceder apoio socioemocional

Foi aprovada, nesta terça-feira (23), em sessão na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 187/2020, que obriga as instituições particulares de ensino, tanto do ensino básico quanto do superior, a conceder apoio socioemocional a professores, alunos e demais profissionais que compõem o corpo das instituições.

De acordo com o texto, o objetivo da atividade proposta é auxiliar e ajudar alunos, professores e funcionários com problemas que surgiram com o isolamento social e possíveis perdas em decorrência dos efeitos da pandemia da Covid-19 no Maranhão.

“A lei aprovada hoje é mais uma ferramenta entre as nossas mais de 70 proposições destinadas exclusivamente ao combate à pandemia em nosso Estado. Todos nós tivemos grandes perdas com os efeitos negativos da Covid-19 em nossas vidas, o que requer ajuda psicológica para aquelas pessoas que mais sofreram com essa situação e que precisam de ajuda nesse momento”, explicou o deputado estadual Dr. Yglésio (PROS).

A lei destaca que os profissionais responsáveis pelo auxílio serão os psicólogos das próprias instituições.

Os pais também ajudam

Um dos pontos mais importantes da lei é o papel dos pais nesse trabalho. Com o retorno às aulas presenciais, os pais deverão preencher uma ficha, onde apontarão possíveis sintomas que seus filhos apresentaram no decorrer da pandemia, com o isolamento social, para dar apoio e otimizar o trabalho dos psicólogos.

“O papel dos pais é fundamental nessa atividade, porque são eles que estão do lado dos filhos. São eles quem mais os conhecem e conseguem identificar com mais facilidade as mudanças no comportamento. Os pais podem ajudar os psicólogos na identificação de sintomas de ansiedade e ajudar os estudantes a superar situações de perdas decorrentes da pandemia no Estado”, explicou o deputado Dr. Yglésio.

Em casos confirmados de alunos e demais profissionais com sintomas de ansiedade, eles deverão fornecer à instituição laudo médico comprovando o problema de saúde e a instituição, por sua vez, concederá apoio psicológico dentro ou fora da escola.

Medida de proteção

Durante as atividades de apoio psicológico, os participantes e profissionais deverão tomar medidas de proteção, como distanciamento de 1,5m, uso de máscaras, higienização das mãos, podendo ser com água e sabão ou mesmo álcool em gel.