O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Aprovado PL que cria a Campanha de Combate ao Câncer de Ovário

A Assembleia aprovou, na sessão desta terça-feira (22), o Projeto de Lei 338/2020, de autoria do deputado Yglésio Moyses (PROS), que cria a Campanha Estadual de Combate ao Câncer de Ovário. A matéria segue à sanção governamental.

A campanha da qual trata o PL tem o objetivo de desenvolver ações de conscientização e prevenção da doença, além de proporcionar às mulheres mais acesso aos serviços de diagnósticos, por meio da humanização, reduzindo, assim, a mortalidade por câncer de ovário.

O projeto destaca que a campanha deverá acontecer preferencialmente no mês de outubro, no qual já ocorrem ações voltadas para o câncer de mama. Com isso, a programação poderá ser otimizada, tornando-se mais eficiente.

Câncer de ovário

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, ficando atrás apenas do câncer do colo do útero. O INCA ainda destaca que, entre as mortes de mulheres por câncer, o de ovário ocupa o quinto lugar.

Ainda segundo o INCA, pelo fato de os sintomas da doença serem confundidos com sintomas comuns do dia a dia, seu diagnóstico acaba sendo difícil. Com isso, cerca de 70% dos casos são descobertos tardiamente e apenas 43% dos deles sobrevive por mais de cinco anos após o diagnóstico da doença. Cenário em que campanhas de conscientização podem ser decisivos na vida e saúde de milhares de mulheres no Maranhão.