Giro de Noticias

Alunos do SENAI Maranhão participam de etapa nacional da Worldskills

SÃO LUÍS – Dia 18/09, segunda-feira, começam as seletivas nacionais da Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo. E o SENAI Maranhão participa com quatro ocupações/modalidades em provas presenciais e online. As eliminatórias definem os representantes brasileiros que participarão da etapa mundial, que ocorrerá em 2024, em Lyon na França, com mais de 1.500 competidores de 65 países.  

O SENAI Maranhão participará com Tornearia a CNC de 18 a 22/09 e Computação em Nuvem de 02 a 06/10, em Imperatriz/MA, de forma online. Os estudantes do SENAI de São Luís, da unidade do Monte Castelo, farão as provas presenciais de Panificação em Belo Horizonte/MG de 18 a 22/09 e Instalações Elétricas Prediais em João Pessoa/PB de 25 a 29/09. Ao todo, são 33 diferentes ocupações na competição em nível nacional.  

O coordenador da Olimpíada do Conhecimento Seletiva Nacional Worldskills no Maranhão, o especialista consultor tecnológico Marcos Cruz, disse que para participar o aluno precisa ter a destreza de um bom profissional qualificado. “Ou seja: tem que saber planejar sua atividade, saber executar o que foi planejado e realizar a tarefa. A prova da competição é de caráter prático e está relacionada ao dia a dia de uma indústria real”, explicou. A missão de cada aluno, individualmente ou por equipe, é conhecida um dia antes da data da seletiva e pode ser alterada em até 30%.  

Automação – Se antes muitas profissões industriais necessitavam de mais trabalho manual, esse panorama vem mudando de forma acelerada. Essas alterações no mundo do trabalho requerem novas habilidades dos profissionais. Um exemplo é a Tornearia a CNC. Os tornos são máquinas industriais utilizadas para fabricação e acabamento de peças, como pinos, esferas e cones. O que era uma atividade apenas mecânica passou a ser orientada por Comando Numérico Computadorizado, o CNC. Com isso, a operação tornou-se automática, mais rápida e precisa.  

As instruções executadas pelos tornos CNC são interpretadas e executadas pela máquina via programação. Ao mesmo tempo que torna a usinagem das peças uma atividade com produção elevada, permite executar peças mais complexas, melhor controle de qualidade da produção e mais segurança para quem opera, a tarefa exige capacitação e especialização dos operadores.  

 “Onde antes se exigia força física para lidar com os tornos tradicionais, que eram totalmente manuais, hoje requer conhecimento de linguagem de programação para automatização das tarefas. Também demanda competência em projeto, sobre ferramentas e de métricas para mensuração de resultados, entre outras habilidades”, disse Marcos Cruz. E o Serviço Nacional da Indústria no Maranhão tem todos esses cursos disponíveis no seu portfólio.  

Nossa delegação conta com uma equipe formada por: Delegado Técnico, Chefe de Equipe, Equipe Técnica, Avaliadores e Competidores, que representaram o nosso Estado na Seletiva Nacional Worldskills, nos seguintes locais.