Giro de Noticias

Governo promove passeio pelo Centro Histórico para atletas dos JEMs 2023

Cerca de 50 estudantes participaram de um passeio pelo Centro Histórico de São Luís na tarde desta sexta-feira (4). O grupo começou a visita em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, e percorreu todo o largo, que compõe o mais belo conjunto arquitetônico da capital. A visita seguiu pelo Museu de Gastronomia, Museu do Reggae, Rua da Estrela, Rua Portugal e foi concluído na Casa do Maranhão.

Os estudantes são das cidades de Imperatriz, Caxias, Rosário e Timbiras e estão disputando a edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A visita ao Centro Histórico integra o projeto Agita JEMs, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), que oferece aos atletas contato com a cultura e história local, além de vivências significativas para a experiência como estudantes e esportistas.

Ao longo de todo o trajeto, os estudantes contaram com informações repassadas por uma guia de turismo sobre os locais visitados. Fabhyane dos Santos, 14 anos, é uma das atletas que ficou maravilhada com o passeio. Estudante do Colégio Militar Tiradentes em Imperatriz, ela está participando das disputas de taekwondo nos JEMS e afirmou que o momento é uma dupla vitória.

“É uma grande conquista. Eu estou achando bastante interessante porque além de termos a oportunidade de competir nos JEMs, com o nosso esforço sendo reconhecido, também temos essa oportunidade de conhecer o Centro Histórico. É bom conhecer outros lugares. O que mais chamou a minha atenção foi o Museu do Reggae”, comentou Fabhyane.

Também atleta do taekwondo, Ryan Stevan Aguiar, 15 anos, do Campus de Imperatriz do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), descreveu a experiência como uma oportunidade enriquecedora para a vida.

“É uma oportunidade muito boa para todos nós e além de representar a nossa cidade e buscar uma medalha, também temos a oportunidade de conhecer a cultura e a história de São Luís. É uma coisa muito interessante e podemos usar esse conhecimento em provas da escola, e levar essa experiência para a vida”, afirmou Ryan Stevan.

Professor de Educação Física, Aragão Neto, acompanhou a comitiva de estudantes e destacou a importância da atividade complementar para os participantes dos JEMs. “Com o Agita JEMs, os atletas que vieram participar dos JEMs podem fazer passeios, atividades de lazer, acompanhar palestras, oficinas de robótica. Podem usar o tempo livre para distrair e para o conhecimento. Por isso, eu gostaria de agradecer ao governador Carlos Brandão e ao secretário Naldir Lopes pela iniciativa”, disse.

Membro do Departamento de Lazer da Sedel, Sidney Eduardo Freitas contou que o projeto Agita JEMs já beneficiou vários estudantes e será realizado ao longo da competição com várias outras atividades.

“Nós que estamos à frente desse projeto tivemos essa preocupação de manter os jovens nos horários vagos com atividades na área da cultura, da tecnologia e também do lazer. É importante reconhecer esse zelo da gestão estadual realizada pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário Naldir Lopes por dar essa atenção pedagógica, porque os jogos são educacionais, possuem esse caráter pedagógico”, frisou.

Os JEMs e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs) de 2023 foram abertos oficialmente no dia 29 de julho e as disputas seguem até o dia 16 deste mês. Os campeões da competição representarão o Maranhão nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros.