Geral

Alunos do Ciranda da Educação participam do aniversário da Rede Amiga da Criança

A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), por meio da equipe técnica e dos alunos do projeto Ciranda da Educação de São Benedito, participou nessa quarta-feira (23), do primeiro dia de atividades em comemoração aos 23 anos da Rede Amiga da Criança, realizado na sede social do Sinproesemma, na Estrada de Ribamar.

Durante a manhã, as crianças participaram da oficina de Contação de Histórias, ministrada pela coordenadora do Ciranda da Educação de São Benedito, que trabalhou com os pequenos de forma lúdica, o tema do aniversário da Rede Amiga: “Criança Não é de Rua”. A equipe técnica da ACIB, formada por assistente social e educadores do projeto também esteve presente para monitorar e acompanhar as ações que aconteceram ao longo do dia.

A programação contou ainda com várias opções de diversão como: Oficinas de pintura, dança, produção de instrumentos musicais com a utilização de materiais reciclados, piscina, treino funcional, além de outras atividades recreativas. As atividades do aniversário seguem nesta sexta-feira (25), com programação voltada para representantes das organizações que participam da Rede Amiga da Criança.

Sobre o Ciranda da Educação – O projeto Ciranda da Educação, realizado pela ACIB, em parceria com a mineradora Vale, teve início no ano de 2016 e tem como foco o acompanhamento psicopedagógico de crianças e adolescentes, de 4 até os 14 anos de idade, das comunidades da Área Itaqui-Bacanga.

O projeto objetiva contribuir com o fortalecimento da comunidade em que o projeto está inserido por meio da continuidade da aprendizagem das crianças e adolescentes. Atualmente, o Ciranda da Educação ocorre em sete comunidades, são elas, Vila Conceição, São Benedito, Jardim São Joaquim, Ananandiba, Residencial Primavera, Residencial Luís Bacelar I e II e Vila Ariri, esse último, realizado em parceria com a empresa Piacentini do Brasil. Resultando em 332 crianças atendidas em toda a Área Itaqui-Bacanga.

Além do acompanhamento psicopedagógico, o projeto também oferece oficinas de engajamentos e ações com o poder público, serviços que são abertos e gratuitos para a comunidade. Os coordenadores e educadores do Ciranda da Educação também recebem diversas capacitações em metodologias de Educação ao longo do projeto.