O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Alunos da rede municipal de Timon recebem premiação em terceira edição do projeto Pioneiros

Nesta sexta-feira (12/12), a Águas de Timon realiza a cerimônia de premiação das duplas finalistas do projeto Pioneiros. Em sua terceira edição, a iniciativa estimulou estudantes de escolas públicas do município a pensar de forma inovadora e propor soluções para o saneamento básico em suas comunidades. O evento acontece às 16h, no auditório Wall Ferraz, no bairro Parque Piauí. Os autores dos melhores trabalhos concorrerão a um prêmio nacional com os projetos vencedores das demais concessionárias da Aegea no Brasil.

Durante 110 dias, 16 jovens participaram de uma série de palestras com o corpo técnico da Águas de Timon sobre temas como tecnologia de informação, processos de tratamento de água e esgoto, liderança e protagonismo, planejamento e comunicação empresarial, entre outros. Foram doze encontros online com os gestores da concessionária, além de workshops, palestras online e visita às instalações da unidade e atividades em campo.

“O projeto Pioneiros valoriza a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens de escolas públicas. Eles ficaram em contato direto com profissionais da empresa e aprenderam na prática conceitos de cidadania e inclusão social. Além disso, foram instigados a criar iniciativas que farão a diferença na vida deles, mudando positivamente a realidade do local em que vivem”, destaca Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon.

“O projeto Pioneiros também abre portas para a inserção no Programa Jovem Aprendiz da Águas de Timon. Com a experiência adquirida na iniciativa, os participantes serão fortes candidatos a começar uma carreira na empresa e trilhar um caminho profissional de sucesso”, explica Bárbara Melo.

Sobre o projeto Pioneiros

Promovido pela concessionária Água de Timon, o projeto visa aprofundar o conhecimento dos jovens da rede pública do município sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões. Além disso, contribui para a redução da evasão escolar no ensino médio, já que a participação do aluno fica condicionada à frequência na sua instituição de ensino. O Pioneiros também estimula a visão social na identificação e integração com os conhecimentos obtidos em seu processo de aprendizagem.