Alta no aluguel impulsiona lançamento de novos empreendimentos residenciais em São Luís
O aumento expressivo nos valores de aluguel em São Luís incentiva as construtoras a ampliar a oferta de imóveis próprios na capital. Reflexo direto desse cenário foi o lançamento do Residencial Ilha de San Martin, da MRV, que teve todos os seus 312 apartamentos vendidos ainda na planta, apenas 72 horas após o lançamento, ocorrido em 15 de abril. A operação envolveu um time com cerca de mil corretores mobilizados em toda a cidade e evidenciou a força da demanda por alternativas à locação.
Agora, a maior construtora da América Latina prepara novos investimentos. Em 2025, a MRV deve lançar mais dois empreendimentos na capital maranhense: o Ilha de Santorini e o Dunas do Mar. Juntos, os três projetos — incluindo o Ilha de San Martin — somam 844 novas unidades habitacionais, reforçando a expectativa de valorização do mercado local e o crescimento da demanda por imóveis acessíveis e bem localizados.
Localizado na Avenida Mário Andreazza, no entroncamento com a Avenida Daniel de La Touche — uma das regiões mais valorizadas da capital maranhense —, o recente lançamento, Residencial Ilha de San Martin, conta com duas torres e oferece unidades de dois quartos com varanda, com e sem suíte, variando entre 43,40 m² e 45,10 m². Algumas versões no térreo incluíram área privativa, voltadas para quem buscava mais conforto. O projeto da MRV aposta em uma infraestrutura de lazer completa, com piscinas adulto e infantil, espaço gourmet, academia, salão de festas, sauna, pet place, playground, quadra esportiva, gazebo e bicicletários.
“Um ponto muito valioso dentro da nossa história é que estamos sempre conectados às novidades da construção civil e ao mercado imobiliário, além do que há de mais moderno em imóveis do segmento econômico, e com o Ilha de San Martin não foi diferente. Atualmente, mais de 5.700 pessoas vivem em empreendimentos da MRV no Maranhão, reforçando a contribuição da empresa para o desenvolvimento urbano e social da capital”, afirma o diretor comercial da MRV, Alessandro Almeida.
“O Ilha de San Martin foi pensado para oferecer qualidade de vida em uma localização privilegiada, com infraestrutura completa e excelente custo-benefício, e é isso que queremos entregar com os próximos lançamentos ainda no primeiro semestre”, acrescenta o gestor comercial da MRV na região, Lucas Garcia.
Busca imobiliária
A aposta em imóveis próprios reflete um movimento natural diante da alta nos preços de locação. Segundo o Índice FipeZap de Locação Residencial, São Luís teve o 4º metro quadrado mais caro do país em 2024, com valor médio de R$ 52,09 — acima da média nacional de R$ 48,12.
No Nordeste, a capital ficou em segundo lugar. A elevação de 9,30% em relação ao ano anterior tem levado muitas famílias a buscarem alternativas à locação, como a compra de imóveis na planta, que costuma oferecer condições facilitadas de entrada, valorização futura e mais segurança financeira.
Vendas de imóveis
crescem desde 2024
Essa movimentação acompanha uma tendência nacional. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fipe, mostram que, entre janeiro e outubro de 2024, as vendas de imóveis novos cresceram 21,5% no Brasil. No segmento econômico, o programa Minha Casa, Minha Vida teve um desempenho ainda mais expressivo, com 26,1% de aumento nas unidades vendidas. Os apartamentos compactos, com boa localização e infraestrutura eficiente, seguem como a principal escolha de solteiros, casais e pequenas famílias.
Sobre a MRV
Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.