Ainda dá tempo de aproveitar as férias em família! Especialista compartilha dicas para o período

As férias escolares estão quase no fim, mas isso não significa que não dá mais para aproveitar. Em meio à rotina de organização da volta às aulas,  os últimos dias de descanso dos pequeninos também podem conter atividades lúdicas, que ajudem no desenvolvimento infantil e criem memórias entre pais e filhos. 

A terapeuta ocupacional da Hapvida NotreDame Intermédica, Palila Auad, explica que, assim como o período de aulas, as brincadeiras, os jogos e as atividades recreativas também são momentos de aprendizado, na medida em que estimulam a imaginação e também contribuem para o crescimento social e emocional. Isso é especialmente importante quando a programação reúne todo o núcleo familiar. 

“A participação direta dos pais nessas atividades contribui para o desenvolvimento cognitivo e físico da criançada, moldando aspectos essenciais para uma infância equilibrada e saudável. Além da supervisão, vale destacar a relevância do estreitamento de vínculos, da elevação do senso de pertencimento e do aprimoramento da autoestima”, comenta a especialista. 

Palila afirma ainda que, embora o descanso possa ser benéfico para o bem-estar mental e físico, o excesso de ociosidade pode desencadear o sedentarismo, a falta de propósito e o isolamento social, impactando, inclusive, a rotina do sono. 

Confira abaixo algumas dicas para aproveitar as últimas semanas de férias em família: 

1. Organize passeios a parques, praias e trilhas, ou, ainda, promova um piquenique. A ideia é aproveitar o ambiente ao ar livre e, se possível, até fazer um pouco de exercício.

2. O momento pode ser bom para exercitar a criatividade e aprender coisas novas de forma lúdica, como arte, música, dança, culinária ou ciências.

3. As férias também podem ser a hora de começar um curso novo. Esportes, idiomas, artes marciais ou música são boas opções. Assim, as crianças podem aproveitar o tempo livre para explorar novos interesses. 

4. Que tal criar dias temáticos? A família toda pode participar unida de eventos, como um dia de cinema, de jogos de tabuleiro, de culinária ou de arte.

5. Espaço de leitura: incentive a leitura recreativa. Crie um espaço aconchegante em casa para esse hábito. A família pode realizar debates periódicos sobre os conteúdos lidos para estimular o raciocínio e o senso crítico.