Águas de Timon destaca papel das mulheres no saneamento básico

O Dia Internacional da Mulher é uma data marcada por reflexões importantes sobre o protagonismo feminino nas mais diversas esferas sociais, econômicas e ambientais, incluindo a área do saneamento básico. Por isso, nesta data a concessionária Águas de Timon exalta a história de mulheres que atuam constantemente para ampliar o acesso aos serviços de abastecimento regular de água e coleta do esgoto, ao exemplo da cidade de Timon.

Essa expansão não apenas abre novas portas de emprego no setor, mas também oferece uma oportunidade sem precedentes para que as mulheres ocupem um espaço antes dominado, majoritariamente, pelos homens. Em um mundo onde a igualdade de gênero se torna um imperativo, observamos um crescente número de mulheres ocupando posições de liderança e excelência em diversas áreas, inclusive no setor vital do saneamento básico. Histórias como as das colaboradoras Magda Rios (analista de Responsabilidade Social) e de Driele Santos (supervisora de Estações de Tratamento de Esgoto), se entrelaçam e formam esse novo cenário da presença e força das mulheres no mercado de trabalho.

A Analista de Responsabilidade Social, Magda Rios, 28 anos, já atua na empresa há 05 anos. Ingressou inicialmente no setor de teleatendimento, onde aprimorou seus conhecimentos e seguiu participando de seleções internas. Atualmente, no setor de Responsabilidade Social, atua com projetos e programas diversos de atuação e aproximação com a comunidade.

“Hoje, atuo com as lideranças comunitárias, ouvindo as demandas da população e potencializando os projetos e programas sociais que a concessionária realiza para diversos públicos e é uma satisfação poder contribuir de forma significativa em uma área tão importante na para a vida das pessoas, como o saneamento.’’
Já a engenheira Sanitária e Ambiental, Driele dos Santos, 31 anos, atua como supervisora de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), vistoriando ações operacionais essenciais para o tratamento adequado do esgoto que é coletado em Timon, certificando-se que ele está sendo devolvido de acordo com os parâmetros de qualidade.

“Ser mulher e estar em ambientes majoritariamente masculino, é desafiador. Principalmente quando é um cargo de gestão. E é muito bom saber que a concessionária valoriza a liderança e a atuação feminina. Trabalhar com saneamento básico é gratificante, pois a gente sabe que gera mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”, destaca a supervisora.

À medida que celebramos o Dia Internacional da Mulher, é importante reconhecer o impacto significativo que mulheres, como Magda e Driele, têm no setor de saneamento básico. Como vozes atuantes do saneamento na cidade de Timon, elas atuam para trazer os benefícios da água e do esgoto tratados. Ações que refletem positivamente na saúde e na educação dos timonenses. Atualmente, Timon colhe resultados positivos dos investimentos realizados no saneamento básico. Com 100% da zona urbana com acesso à água tratada, a cidade maranhense avança para os 40% de coleta e tratamento, fatores que contribuíram para a redução de inúmeras doenças de veiculação hídrica.