.

Agentes de turismo de Portugal conhecem o Maranhão a convite da Setur

Maranhão desponta como novo destino brasileiro desejado pelo mercado de turismo europeu e a Secretária de Estado de Turismo (Setur) segue ampliando os públicos das press trips para convidados. Na semana passada, o casal Pedro e Sara Tavares, da TUGA.ME, agência de turismo de Portugal, passou 15 dias no estado visitando, a convite da Setur, Barreirinhas, Atins, Santo Amaro, Tutóia, Carolina e Riachão. O objetivo da visita é conhecer melhor o estado e lançar uma nova proposta de destino turístico para os portugueses.

No polo Lençóis Maranhenses, percorreram as Lagoas de Betânia, Rio Preguiças, os Pequenos Lençóis, Caburé, Farol de Mandacaru e Vassouras. Logo após seguiram para Tutóia, fizeram um passeio no Delta das Américas e no Arpoador. Além de desbravarem a Terra de Encantos, conheceram a gastronomia maranhense, comidas típicas a base de frutos do mar, sucos e doces com frutas regionais.

Após uma semana nos Lençóis Maranhenses e no Delta das Américas, o casal e seu cachorro-assistente seguiram para as Chapadas das Mesas, onde conheceram o complexo de Pedra Caída, o rio e Pedra Encantada. Fizeram o passeio pelas cachoeiras de Poço Azul, Encanto Azul, cachoeira de Itapecuru, visitaram o Portal da Chapada, no qual se encantaram com a exuberância da paisagem das chapadas e com o Turismo de Aventura.

O cão Rafa acompanha o casal em todas as atividades e dispõe de autorização específica para isso, pois Pedro tem problemas cardíacos e o cachorro o assiste em caso de emergência.

O superintendente das Chapada das Mesas, Beto Kelnner, pontuou que a experiência nos maiores destinos de natureza e de vida ao ar livre do Maranhão é extremamente proveitosa e que o casal conseguiu expressivo engajamento durante a apresentação dos destinos. 

“Somos um Maranhão muito além das expectativas, pois, além de participar da capacitação para agências portuguesas, o casal fez uma viagem de familiarização para promover o Maranhão em Portugal. O casal despertou curiosidade sobre o novo destino brasileiro com um diversificado material audiovisual produzido durante a viagem e aprovaram a culinária ímpar, um povo acolhedor, muita aventura e paisagens deslumbrantes do Maranhão de Encantos”, anuncia Beto Kelnner.

O casal passará os últimos dias em São Luís, conhecendo o Centro Histórico, as praias e o artesanato regional. 

Maranhão e Portugal

A Setur finalizou, no dia 26 de outubro, as visitações a agências de viagens e capacitações de agentes de viagens, em Portugal. Durante 16 dias, a equipe da Superintendência de Promoção, Eventos e Marketing da Setur percorreu seis cidades portuguesas e visitaram mais de 120 agências de viagens. 

Foram visitadas as cidades de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Ponta Delgada (região de Açores) e Albufeira (Algarves), onde foram realizadas capacitações de agentes de viagens com o objetivo de comercializar os destinos maranhenses e o pacote do voo charter interligando Portugal ao Maranhão, que está previsto para dezembro.