AGEMSUL lança campanha Movimento Maio Amarelo em Imperatriz

Com o objetivo de trabalhar a conscientização e, consequentemente, a redução das mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, a Agência Executiva Metropolitana do Sudeste Maranhense (AGEMSUL), representada pelo presidente Davison Nascimento, lançou, na manhã desta sexta-feira (14), o Movimento Maio Amarelo. A condução das ações da campanha em Imperatriz pela AGEMSUL são fruto de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

A cerimônia com limite de convidados – para evitar aglomerações e utilizando todos os protocolos sanitários –, ocorreu na sede da Agência localizada no bairro 3 Poderes, em Imperatriz, e contou com a presença de diversas entidades de representantes de categorias de transporte e ciclismo. Estiveram presentes representantes do Detran-MA, Sinditaxi, Sindicato dos Mototaxistas, Sindicato dos Taxistas, Ciclismo XBike, Sindicato dos Motoristas de Aplicativos e Zanchettur (transporte urbano). 

Davison Nascimento apresentou dados sobre acidentes de trânsito com ou sem mortes, e um projeto educativo que será realizado através de blitz nas principais vias da cidade de Imperatriz. “A melhor forma de reduzir os acidentes de trânsito é educar e conscientizar os condutores de veículos, sejam profissionais ou condutores autônomos e também os ciclistas”, explicou o presidente da AGEMSUL.

Davison esclareceu, ainda, que as blitzen têm por objetivo, realizar uma abordagem educativa junto à população, inclusive com a distribuição de máscaras de uso individual, visando à conscientização sobre as atitudes no trânsito, bem como o correto uso do equipamento de segurança. “As blitzen irão ocorrer sempre as segundas e quartas durante todo o mês de maio, no período da manhã, nas principais avenidas da cidade de Imperatriz”, declarou.

Acidentes de trânsito em Imperatriz

No Maranhão, em 2019, ocorreram 1.295 mortes em acidentes de trânsito, já no ano de 2020 esses números diminuíram, também em virtude da pandemia do Covid-19, com 910 óbitos; em 2020 ocorreram 1.827 acidentes de trânsito (-37%) na cidade de Imperatriz, envolvendo 2.218 vítimas (-41%) e 14 óbitos (-58%).

Maio Amarelo

A campanha decorre do Movimento Maio Amarelo – campanha internacional de conscientização da sociedade, que tem a finalidade de diminuir o número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).