AGED fiscaliza comércio de agrotóxicos na regional de Barra do Corda

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou fiscalização do comércio de agrotóxicos e seu uso nas propriedades. No período de 17 a 25 de abril, a ação foi realizada nos municípios de Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Arame, Formosa da Serra Negra, Sítio Novo e Itaipava do Grajaú. 

Durante a ação no comércio, o fiscal estadual agropecuário Rômero Coimbra e a técnica de fiscalização Jacira Albuquerque fiscalizaram 33 estabelecimentos comerciais, com interdição de 415 litros e 26 Kg de agrotóxicos em decorrência de irregularidades como produtos sem bula, produtos sem cadastro junto à AGED e fora do prazo de validade. Além disso, foram apreendidas embalagens vazias de agrotóxicos que estavam sendo comercializadas em postos de combustíveis, o que é proibido pela legislação.

Durante a fiscalização em propriedades, os agentes inspecionaram 11 propriedades de grãos, totalizando uma área de 9.282 hectares. Os produtores fiscalizados destacaram a sanidade das lavouras na safra 22/23, sem problemas no controle populacional das principais pragas dos grãos. Apesar disso, em algumas propriedades foi verificada incidência de lagartas da espécie Spodoptora cosmioides, mesmo em cultivos transgênicos, o que pode ser resultado da pressão de seleção artificial intensificada pela má condução de lavouras com essa tecnologia. 

Os agentes ainda realizaram levantamentos fitossanitários de pragas para a cultura da soja, com enfoque na planta daninha Amaranthus palmeri. A praga em questão possui grande importância comercial para a produção de soja, milho e algodão no Estado, visto que possui resistência aos principais herbicidas utilizados nessas lavouras. Não foi verificada ocorrência de Amaranthus palmeri.