SÃO LUÍS – MPMA inaugura posto avançado da Ouvidoria na Cohab

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, inaugurou, nesta sexta-feira, 28, um Posto Avançado da Ouvidoria no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), na Cohab. A instalação da unidade ministerial foi oficializada por meio de termo de cessão assinado pelo chefe do MPMA e pelo secretário-adjunto estadual de Desenvolvimento Social, Livio Jonasa Correa.

Eduardo Nicolau destacou que o posto avançado segue o propósito do Ministério Público do Maranhão de cuidar das pessoas e, para isso, estar cada vez mais próximo do cidadão. “Tudo o que estamos fazendo é para o bem da população. Temos que atender nosso povo com cada vez mais presteza e atenção, principalmente as pessoas mais idosas. E esse espaço aqui vai garantir um melhor atendimento para eles”, destacou.

O 1º vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, parabenizou o MPMA pela nova unidade de atendimento. “Em nome da Ampem, parabenizo mais uma vez o trabalho profícuo da administração superior tanto em fornecer aos membros condições para realizar o seu trabalho quanto em pensar no cidadão, porque o fim precípuo do Ministério Público é servir a população”, ressaltou.

A ouvidora Sandra Mendes Elouf agradeceu o procurador-geral de justiça pelo empenho em atender o pedido de instalação do posto avançado e ressaltou o esforço coletivo tanto de membros e servidores do MPMA quanto de integrantes do Creaispi. Sandra Elouf enfatizou que o momento era de oficializar o funcionamento da nova unidade, mas que os atendimentos já haviam sido iniciados há quase um mês. “É uma honra estar aqui nessa inauguração oficial. Temos por missão ouvir e dar voz para aqueles que, muitas vezes, são ignorados e esquecidos pela sociedade porque, para nós, ouvir é servir”, enfatizou.

Em sua fala, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência, Alenilton Santos da Silva, mencionou o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves, ao destacar o empenho de todos os envolvidos para que a instalação do posto avançado fosse possível. Ele acrescentou que o Creaispi atende idosos de todo o estado e que agora eles também poderão contar com o atendimento do MPMA no local. “Todos esses idosos que estão vindo para cá, de todo o estado do Maranhão, agora podem contar com um posto do Ministério Público para atendê-los, levando mais dignidade e cidadania aos nossos cidadãos maranhenses, que tanto precisam desse resgate”.

Em seguida, Alenilton Santos da Silva aproveitou a oportunidade para entregar ao procurador-geral de justiça um quadro do jovem Davi Moraes, de 13 anos, em agradecimento à atuação do Ministério Público em prol das pessoas com deficiência.

Ainda se manifestaram, na ocasião, a secretária estadual de Direitos Humanos, Lília Raquel, e o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Lívio Jonas Mendonça Correa, que destacaram o trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão por meio do Creaispi.

Do MPMA também estiveram presentes as procuradoras de justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho (corregedora-geral) e Regina Maria da Costa Leite (subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos), além dos promotores de justiça, Francisco Teomário Serejo (Distrital do Cohatrac), José Márcio Maia Alves (Secretaria para Assuntos Institucionais), Marco Aurélio Batista Barros (Assessoria Especial do PGJ) e Ronald Pereira dos Santos (Defesa das Pessoas com Deficiência).

Também prestigiaram a solenidade a diretora-geral do Creaispi, Arlete Abreu; a ouvidora-geral da Defensoria Pública, Fabíola Diniz; a presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Izabel Lopizic; a coordenadora da Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de São Luís, Socorro Ramos; o representante da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa do Estado do Mato Grosso, Isondir Rezende; e Glésio Amorim, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.