Ações do programa SESI Itinerante acontecem em Urbano Santos  

Fornecer acesso a serviços de saúde gratuitos e de qualidade para maranhenses menos favorecidos é um dos objetivos do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI) com o programa SESI Itinerante. A caravana da instituição encontra-se na cidade de Urbano Santos desde a última terça-feira (30), realizando atendimentos até quinta-feira (01), no Corredor da Folia, no Centro da cidade das 08h às 17h. 

Estão sendo disponibilizados por meio da estrutura móvel do SESI Itinerante exames laboratoriais, testes rápidos, vacinação, consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos. 

A equipe da entidade do Sistema FIEMA além do cuidado direto com a saúde, também oferece oficinas de alimentação com ensino de aproveitamento integral de alimentos e orientações sobre alimentação saudável. A população está sendo agraciada com a distribuição de sopas e recreação infantil para as crianças que estiverem no local.   

O agricultor Francisco da Costa Carvalho é morador de um dos povoados do município, ficou sabendo da caravana do SESI e se deslocou até o centro de Urbano Santos para participar. “É uma iniciativa muito importante e que agiliza o atendimento dos serviços de saúde. Eu precisava fazer uma consulta já faz algum tempo, agora tenho a oportunidade de realizar graças a essa ação. Parabéns aos envolvidos nesse movimento que beneficia toda a nossa sociedade”, declarou. 

Quem também foi atendido pela equipe do SESI foi o aposentado Raimundo Custodia que chegou cedo para garantir a realização de vários serviços. “Muitas pessoas não possuem condições financeiras de fazer uma consulta particular. Ações como essas colaboram para que possamos manter a rotina da saúde em dia”, afirmou. 

O Superintendente Regional do SESI/MA, Diogo Lima, apresentou toda a estrutura móvel e a equipe da instituição para o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros e destacou a importância do programa. 

“O SESI Itinerante é um projeto que o SESI vem desenvolvendo desde o pós-pandemia. Estamos aqui fazendo uma série de atendimentos com muito carinho e cuidado. Além disso, considerando a vulnerabilidade social que nós temos nesse momento. Fazemos a parte de distribuição de alimentos e cestas básicas nessa ação. Contando, claro, sempre com a parceria das prefeituras e aqui muito positivamente impressionados com a proatividade e a boa vontade da equipe de Urbano de Santos”, ressaltou Diogo Lima. 

O SESI Itinerante é uma ação que leva solidariedade e cuidado para a população. Em algumas cidades, as pessoas não conseguem facilmente atendimento médico, por isso a importância da equipe multiprofissional. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urbano Santos, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Assistência Social para atender milhares de pessoas durante os dias do evento. 

A primeira-dama da cidade e secretária municipal de Assistência Social, Joélia Reis, falou da parceria entre a gestão municipal e o Sistema FIEMA. “Isso demonstra que a nossa união está dando certo, com compromisso, sensibilidade e solidariedade com o povo de Urbano Santos. Estamos ofertando junto com o SESI diversos serviços no setor de saúde e social como a carteira do idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), passe livre entre outros”, reforçou 

O presidente da Câmara de vereadores de Urbano Santos, Edinilson Moura também esteve presente junto com demais membros da entidade. “A ação do SESI hoje em Urbano Santos é de grande valia para a nossa população que precisa de reforço nessa área da saúde. Parabéns a prefeitura por essa grande parceria com as entidades do Sistema FIEMA”, ressaltou.  

O prefeito Clemilton agradeceu o apoio e os serviços que o SESI está oferecendo a população da cidade. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, em parceria com a FIEMA proporcionando para o povo de Urbano Santos essa grande ação. Quero agradecer ao nosso presidente Edilson Baldez, Claudio Azevedo, ao Diogo Lima e a nossa deputada Iracema Vale que articulou todo esse processo para que essa ação pudesse ser realizada”, afirmou.