Ações da VLI em Imperatriz e João Lisboa conscientizam sobre coleta seletiva e preservação do meio ambiente

A destinação correta de resíduos e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente são diretrizes das atividades do Programa Atitude Ambiental (PEA) desenvolvido pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – nas localidades onde opera. Na última semana, a empresa esteve em Imperatriz e João Lisboa para promover diversas ações desta iniciativa.

Em Imperatriz foi implantada, na Escola Municipal João Lisboa, localizada na comunidade Cacauzinho, a coleta seletiva para a comunidade. A instituição de ensino recebeu da VLI quatro cestos coletores e sacos para que os alunos possam iniciar a entrega de resíduos de papel e plástico que, posteriormente, serão destinados para a coleta seletiva.  O momento contou com palestra para os alunos sobre segurança ferroviária e coleta seletiva, exibição de vídeos educativos e joguinhos de perguntas e respostas.

Por meio dessa ação e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz, a comunidade passará a contar com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, que funcionará na própria escola. O material depositado será recolhido pela equipe de coleta de resíduos da Prefeitura de Imperatriz e destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). Essas ações serão acompanhadas pelos “Guardiões do Meio Ambiente”. O Projeto Guardiões do Meio Ambiente faz parte das atividades do PEA e tem por objetivo tornar os alunos da Escola João Lisboa “guardiões” da saúde do meio ambiente e multiplicadores de boas práticas ambientais na comunidade.

Em João Lisboa, a Escola Municipal Norte Sul também recebeu cestos coletores para que os alunos possam entregar recicláveis (papel e plástico), que serão destinados aos catadores de materiais recicláveis da cidade. A ideia é que, no próximo ano, as ações na escola ampliem a percepção dos alunos e funcionários da unidade escolar da importância da segregação dos resíduos e a destinação adequada. Nos dois municípios as atividades do PEA contaram com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.