A vacina chegou. E agora?

Amanda Todesco é enfermeira do Sistema Hapvida e foi uma das primeiras profissionais de saúde na linha de frente a tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em São Luís. Para ela, esse momento é de grande felicidade. “Tomei a primeira dose da vacina. Foi uma sensação indescritível, um momento muito emocionante. Quem viveu de perto essa pandemia sabe das dificuldades. Foram muitas famílias que sofreram”, diz emocionada.

A enfermeira ainda acrescenta que é fundamental ser imunizado. “Não tenha medo, a vacina salva a sua vida, a vida da sua família, a vida de quem amamos”, pontua.

Neste momento, com apenas seis milhões de doses, a prioridade vai ser vacinar somente trabalhadores em saúde, população indígena aldeada e idosos em instituições, segundo informou o Ministério da Saúde.

Por enquanto, a vacina contra a Covid-19 não irá para postos de saúde. Os outros grupos prioritários serão informados quando e como vacinar.

O início da vacinação contra o novo coronavírus vem acompanhado de uma série de dúvidas. A Dra. Silvia Fonseca, Diretora corporativa de infectologia do Sistema Hapvida, orienta que mesmo as pessoas vacinadas ainda precisam manter certos cuidados.

“Mesmo que você já tenha recebido uma ou duas doses da vacina, não deixe de usar a máscara. Para combater a covid nós precisamos usar a máscara, álcool em gel, manter o distanciamento e das vacinas, até que todo mundo esteja imunizado a máscara ainda vai ser muito importante” explica a médica.

Segundo a Dra. Silvia Fonseca, praticamente todas as pessoas podem tomar. “Para receber a vacina a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, não pode ter febre, não pode estar se recuperando de uma doença grave, a pessoa do posto de vacinação pode orientar. Siga as instruções e vá ao posto de saúde quando for a sua vez”.

A vacina ainda é a melhor forma de prevenção e combate a diversas doenças, para a infectologista, as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são seguras e todos devem vacinar quando chegar a vez.

“As pessoas devem se vacinar porque essa é a melhor maneira de prevenir diversas infecções, que no passado matavam muitas pessoas principalmente, crianças. As vacinas são seguras e principalmente as vacinas que já foram validadas pela Anvisa, portanto você deve se vacinar quando for a sua vez”, garante Dra. Silvia Fonseca.

 E como alerta esqueça que mesmo vacinado todos devem continuar usando máscara, álcool em gel e mantendo as medidas de distanciamento social. Essas medidas de segurança só poderão ser deixadas de lado depois que cerca de 70% da população for imunizada.