Saúde

A importância de manter uma boa higiene bucal mesmo antes do surgimento dos dentes

Escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental. Esses são os hábitos básicos de saúde bucal que devem ser seguidos diariamente e disso, a pequena Maria Eduarda entende bem. Todos os dias, após as principais refeições, a garotinha de apenas 2 anos de idade escova seus dentinhos. 

Atitudes como essas fazem toda a diferença, pois, segundo os especialistas, é importante manter a higiene bucal desde a infância para não ter problemas futuros. É o que explica a professora do curso de odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Flávia Paixão.

“É importante fazer com que a criança já adquira o hábito da escovação desde pequena e goste de realizá-lo sem obrigação. A higiene bucal adequada evita os problemas bucais como o acúmulo de placa, inflamação gengival e até a tão temida cárie”.

A especialista reforça que uma dieta rica em açúcares, associada a hábitos de higiene oral deficiente, pode contribuir para a proliferação de microorganismos cariogênicos, assim como alguns alimentos podem favorecer para manter o equilíbrio da flora bacteriana. 

Flávia esclarece ainda que não existe uma idade mínima para o aparecimento das cáries. Elas podem chegar antes da hora e alguns fatores podem contribuir para a visita desagradável, que na maioria das vezes causa uma dor insuportável. “Além de uma dieta rica em açúcar, a escovação irregular ou deficiente pode favorecer o aparecimento das cáries. Daí a importância da conscientização dos pais e acompanhamento com o odontopediatra”, esclarece.

Hora de procurar um especialista

Como diz o velho ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. “O ideal é que o acompanhamento ocorra antes mesmo da erupção dos dentes. O odontopediatra pode observar se há alterações esqueléticas dos maxilares e a necessidade de alguma intervenção já nessa fase, se os freios labiais e linguais estão com a inserção correta ou se podem interferir na amamentação”, finaliza a odontóloga.