Giro de Noticias

A gastronomia brasileira: sabores que vão além do churrasco

A comida brasileira é tão rica e extensa quanto o seu território e claro, a sua cultura. Há opções para todos os tipos de pessoas e em cada esquina do país. Neste texto, vamos fazer um resumo bem completo da gastronomia do Brasil para entender porque ela encanta tanto as pessoas de todo o mundo.

Diversidade da cozinha brasileira

Visite as diferentes regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e descubra o que é mudança de paladar! Enquanto no Sudeste os sabores são até semelhantes e os pratos tem um padrão específico, no Norte, você pode encontrar combinações bem diferentes.

O almoço comum de lá inclui arroz, feijão, peixe, farinha, salada e açaí. Quem não é da região chega a se assustar, mas a grande verdade é que tudo tem uma razão de ser: ingredientes como mandioca, feijão e pratos como o vatapá e acarajé, comuns no Nordeste, tem uma influência direta das culturas indígenas e africanas.

Pratos Famosos

Apesar das diferenças entre as regiões, pelo menos o almoço e o café da manhã tem os seus clássicos em todo o país: os amados arroz e feijão e claro, o pão francês, que em cada ponto tem seu próprio nome.

Além disso, lanches muito populares que podem ser comidos a qualquer momento são:

  • Coxinha;
  • Tapioca;
  • Pamonha.

Já em jantares e almoços, é também comum encontrar em toda região:

Em ocasiões festivas como o Natal, o Chester também é popular em vários locais, bem como a farofa, vinagrete, salpicão, dentre outros. Para completar, precisamos falar da sobremesa e do prato que todo brasileiro tem orgulho – o famoso brigadeiro!

Comida de Rua

Se existem até mesmo programas de televisão falando de comida de rua, esse é um tipo de culinária muito importante, e o Brasil com certeza se destaca. O país tem verdadeiros ícones que vendem seus pratos mirabolantes, ou simplesmente gostosos.

A criatividade do brasileiro também está na comida. Para aproveitar essas iguarias, existem várias feiras e mercados em cada Estado. Alguns exemplos são:

  • Mercado Municipal – São Paulo;
  • Centro Histórico de Salvador;
  • Mercado Ver-o-Peso – Belém do Pará;
  • Feira de São Cristóvão – Rio de Janeiro.

Bebidas Brasileiras

Várias regiões do Brasil tem bebidas típicas, que com certeza completam bem o cardápio das refeições. No Rio Grande do Sul, o chimarrão é bebido diariamente e para muitos gaúchos é indispensável.

Há também o caldo de cana, muito doce, mas mesmo assim amado por muitas pessoas. Nos refrigerantes, talvez uma dos grandes representantes do Brasil: o refrigerante de guaraná. Os sucos naturais, também presentes em outros países, são populares entre os brasileiros e se adequam muito bem ao clima quente da região.

A importância da comida na cultura brasileira

O momento de comer já é naturalmente capaz de juntar as pessoas, e em um país como o Brasil, isso é ainda mais intenso. Experimentar os infinitos pratos de uma das melhores culinárias do mundo é com certeza uma das melhores experiências possíveis.

Claro que apenas o ato de comer já uma experiência em si, mas nada impede explorar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Por exemplo, um churrasco combina com uma trilha sonora de samba, petiscos como coxinha caem super bem com um filme e, porque não aproveitar um açai enquanto joga um dos  caça níqueis da red tiger. Várias opções que independente em qual lugar do país, vão agradar seu paladar, sem duvidas.  

Conclusão

A culinária brasileira é incrivelmente diversificada e rica. Um dos grandes motivos para isso é a sua influência de várias matrizes culturais. A ideia de toda criação é que ela represente a cultura, por isso, em uma cultura tão bonita como a brasileira, seria difícil faltar grandes pratos.