Giro de Noticias

Dia Nacional do Teste do Pezinho: APAE de São Luís comemora 30 anos de prestação de serviços na Triagem Neonatal na segunda-feira (06)

A APAE de São Luís realiza solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho e 30 anos de implantação da Triagem Neonatal na Instituição. O momento será de homenagens aos parlamentares apoiadores de homenagem pelos serviços prestados a essa filantrópica, através da destinação de emendas parlamentares, que contribuíram para a manutenção dos serviços prestados no Setor do Teste do Pezinho que beneficia os 217 municípios do Maranhão.

A programação apresentará o histórico da Triagem Neonatal na instituição, passado, presente e futuro e sobre a sua abrangência em todo o estado maranhense. Há 30 anos a instituição tem mantido o legado da conquista de ser referência na triagem Neonatal.
A recepção dos convidados será por conta do Bumba-Boi Mimoso, que com sotaque e Orquestra, promete encantar a todos.

Teste do Pezinho
Obrigatório por lei em todo o território nacional, a Triagem Neonatal, popularmente conhecida como Teste do Pezinho, é um conjunto de exames que tem o objetivo de detectar precocemente algumas alterações metabólicas e genéticas congênitas que podem trazer graves problemas para a criança, como o retardo mental e problemas respiratórios.

Esse exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho, porque a coleta de sangue é feita no calcanhar do pezinho do bebê; a coleta é um procedimento simples e que não traz riscos para a criança e é realizada no calcanhar devido à sua pouca enervação e por ser o seu sangue periférico.

Através do Teste do Pezinho podemos saber, a partir de algumas gotas de sangue, se o recém-nascido apresenta algum desses problemas que possam interferir no seu desenvolvimento normal, para que as medidas necessárias possam ser tomadas antes que a doença se manifeste.
Todos os distúrbios detectados pelo Teste do Pezinho são passíveis de tratamento que tem apresentado sucesso desde que diagnosticados precocemente. O Ministério da Saúde orienta que seja realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida ou o mais breve possível.

O exame realizado pela APAE São Luís é gratuito, e os Postos de Coleta não podem cobrar por nenhum serviço, pois ele são já são financiados pelo SUS e todo o material necessário para a coleta é fornecido pela APAE. O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é a partir do 3º dia de vida do bebê, após este, o mais breve possível.

Histórico Triagem Neonatal APAE de São Luís

Desde 1992, a APAE de São Luís vem realizando o exame do Teste do Pezinho, para diagnóstico de Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria. Em 2001, a APAE foi habilitada pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual em Triagem Neonatal – SRTN – na Fase I (Exames de Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria) e habilitada, em 2002 na Fase II (Exames de Hipotireoidismo Congêntio, Fenilcetonúria e Hemoglobinopatias), em 2012, na Fase III (Fibrose cística) e em 2014 foi habilitada na Fase IV (Hiperplasia Adrenal Congênita e Biotinidade)

Através de convênio com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e as Secretarias Municipais de Saúde, a APAE São Luís conta com o apoio de uma extensa rede de coleta, composta por postos de saúde e hospitais, para que o exame seja oferecido gratuitamente a toda a população maranhense.