Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é tema de seminário realizado pelo Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início, na quarta-feira (1), ao Seminário “Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Maranhão: Conquistas, Perspectivas futuras e desafios”. O encontro acontece até esta sexta-feira (3) no Praia Mar Eventos e reúne estudantes, profissionais e gestores da saúde interessados em partilhar conhecimentos sobre os serviços voltados a pessoas com deficiência.

“O evento tem como base o diálogo. É um momento idealizado para que todos os serviços voltados à pessoa com deficiência, sejam eles públicos ou da sociedade civil, possam debater as melhores formas de cuidar e atender. Além disso, servirá como espaço de avaliação das políticas implementadas para esta população, e nós enquanto Estado nos fazemos presentes não só como organizadores, mas também como testemunhas da expansão da rede assistencial nestes últimos anos”, destacou o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro.

O seminário foi idealizado para promover o compartilhamento de informações sobre o funcionamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Maranhão. Além das palestras, os participantes têm a oportunidade de discutir a qualificação da reabilitação, o modelo biopsicossocial e a interdisciplinaridade, tudo isso centrado nas necessidades e demandas da pessoa com deficiência, que envolvem áreas como Assistência Social, Educação, Emprego e Renda, Lazer e Desportos. 

Dentre os principais temas levantados no encontro, estão “Autismo – Comportamentos, sinais indicativos e como identifica precocemente”, “Olhar da pessoa com deficiência sobre a forma de sua condução na saúde: o que fazer e não fazer” e “Vivendo no mundo sem olhos: orientações para guias videntes”.  

“Durante estes dois dias, vamos reforçar que o cuidado deve ser integral, centrado na singularidade do paciente e exercido multidisciplinarmente, ou seja, com as especialidades se complementando mutuamente”, disse a coordenadora do grupo condutor da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES, Nelbe de Amorim. 

Presente no evento, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Carneiro, destacou que o seminário oportuniza reflexão e informação. “O Estado faz a parte dele, mas nós, enquanto sociedade civil, devemos fazer o controle social e monitorar se as políticas públicas de fato estão funcionando a contento. Portanto, um evento como esse, que pauta única e exclusivamente temáticas voltadas para a pessoa com deficiência, é de grande importância enquanto espaço de discussão e sugestão de novas ações”, disse. 

Mãe de adolescente com deficiência auditiva, Josy Miranda participa do evento como representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da Raposa. “Sou mãe de um surdo, portanto sou militante e também uma mãe deficiente. Nós, pessoas com deficiência, que vivemos em uma eterna invisibilidade, nos alegramos com iniciativas como esta, pois aproxima o poder público da sociedade, ao mesmo tempo em que nos dá visibilidade e novas perspectivas”, compartilhou.