"
Giro de Noticias

Agricultores da região de Balsas contam com nova central de recebimento de embalagens

O inpEV acaba de inaugurar sua mais nova central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.  Localizada em Balsas (MA), atenderá os agricultores de parte do norte de Tocantins, do sul do Maranhão e Piauí.

Com o início das operações, em 24 de janeiro, a região passou a contar com quatro unidades do inpEV para a devolução de embalagens: “além de Balsas, o produtor rural poderá entregar seu material nas unidades de Alto Parnaíba (MA), Uruçuí e Bom Jesus, ambas no Piauí.

A Central de Balsas é a única credenciada no município para receber as embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, conforme a Lei Federal nº 7.802/1989 (alterada pela Lei nº 9.974/2000 e regulamentada em 2002 por seu Decreto Federal nº 4.074).

Segundo Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do inpEV, a entidade opera de acordo com o Programa de Gestão Integrada das Centrais de recebimento e com as leis que regem a sua atividade.

“Em 31 de dezembro de 2022 a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), no Maranhão, com base na legislação que regulamenta o processo de licenciamento, autorizou o início de funcionamento da Central de Balsas. Além da SEMA, a operação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged)”, destaca.

“Como gestor do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa da indústria de defensivos, o inpEV desenvolve ações e projetos para tornar a agricultura brasileira cada vez mais sustentável, sem deixar de levar em conta as necessidades dos produtores rurais. Em duas décadas, 650 mil toneladas de embalagens receberam o destino ambientalmente correto, reciclagem (93%) ou incineração (7%)”, explica Antonio Carlos.  

O gerente destaca também que “o êxito do Sistema Campo Limpo e o reconhecimento internacional só foram possíveis graças à integração de todos os participantes do elo da cadeia agrícola: fabricantes, importadores, registrantes, agricultores, distribuidores e poder público”.

Central de Recebimento de Balsas (MA)

Endereço: Av. 3 – S/N – Lote 34 – Quadra 32 – Parque Cidade Maravilha –

Contato: balsas@inpev.org.br

Responsável: Allyson Teixeira Rodrigues– Supervisor da Central

Celular: (99) 99156-2918

Endereço do agendamento eletrônico: www.inpev.org.br/agendamento

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a devolução dos materiais.

Fazem parte do Sistema mais de 260 associações de revendas e cooperativas. No total, são atendidas mais de 1,8 milhão (de acordo com o censo agrícola de 2017).

Desde 2002 o inpEV, Instituto Nacional de Embalagens Vazias, é responsável pela gestão das atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Instituição sem fins lucrativos, é formado por mais de 100 fabricantes, importadoras e registrantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.  Além da logística reversa, exerce um importante papel na sociedade ao promover ações de conscientização e educação ambiental.