Câmara realiza nesta sexta, audiência pública para discutir plano de retorno das aulas em SL
A Câmara de São Luís realiza amanhã, às 9h, audiência pública para discutir o plano de retorno das aulas na rede municipal de ensino neste atual cenário de pandemia da Covid-19. O evento acontecerá no plenário da Casa Legislativa e poderá ser acompanhado ao vivo pelo site e pelo canal da Casa no YouTube.
A discussão sobre o tema foi proposta pelo Coletivo Nós (PT) e pelo vereador Antônio Marcos Silva – Marquinhos (DEM), respectivamente por meio dos requerimentos protocolados sob os números 137/21 e 1.242/21.
Vale ressaltar que esta audiência estava prevista para ser realizada no último dia 05 e que, por motivo de incompatibilidade de horário de participantes, o evento foi cancelado e posteriormente reagendado para amanhã, 13.
Discussão – O co-vereador do Coletivo Nós, Jhonatan Soares, comentou que a discussão prevista para acontecer amanhã tem relevância mundial, já que o retorno das aulas no contexto pandêmico tem sido discutido por diversos países do globo. Assim, o Coletivo Nós espera que o Executivo Municipal apresente à sociedade civil de que forma acontecerá o reinício das atividades educacionais nas escolas da rede municipal de ensino para que as ações possam ser debatidas.
“Queremos que Prefeitura apresente para a sociedade como acontecerá o retorno das aulas. Entendemos que, no período de pandemia, esta discussão é uma etapa importante e ela tem acontecido em diversos países. O Brasil é um dos últimos que tem feito o retorno às aulas. E temos visto estados e cidades que retomaram as aulas e tiveram que recuar, porque houve aumento do número de casos de Covid-19. Então, retomar as aulas é um passo importante que impacta a cidade inteira e isso precisa ser discutido. A sociedade tem questionamentos e dúvidas sobre o tema e também precisa participar desse processo”, explicou Jhonatan.
O co-vereador também comentou que tem a expectativa de a audiência pública ser um momento enriquecedor que promova compartilhamento de conhecimento e colaboração entre as instituições. “O sentimento que o Coletivo Nós tem é de que esse momento possa ser enriquecedor e, sobretudo, de troca de conhecimentos. Esperamos também que possamos colaborar tecnicamente com a Prefeitura de São Luís e, sobretudo, com a sociedade ludovicense para que haja um retorno seguro das aulas”, assinalou.
Ele continuou o raciocínio ao falar das perdas existentes durante o atual período de pandemia. “Temos total entendimento de que o período que as crianças ficaram no remoto, para grande maioria, foi um momento de muitas perdas e até mesmo de perdas irreparáveis que nós não vamos conseguir repor nesse momento. Entretanto, doravante, precisamos avançar. Necessitamos de todos juntos e irmanados para dar condições adequadas e Educação digna a nossas crianças, adolescentes e jovens. Assim poderemos construir uma cidade melhor através da Educação”, finalizou.
Para o evento, foram convidados representantes do poder público e da sociedade civil, como: secretarias municipais de “Educação”, “Saúde” e “Assistência Social”, promotorias de Educação, Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (SindEducação), conselhos municipais, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), conselhos tutelares e Secretaria de Estado da Educação, dentre outras organizações.