No Maranhão, quase mil trabalhadores do CadÚnico já foram capacitados em 2021

Para assegurar os benefícios socioassistenciais das famílias vulneráveis e garantir a qualidade no atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) e programa Bolsa Família, quase mil trabalhadores já foram capacitados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) em 2021. O Maranhão é um estado que se destaca por ter iniciado as capacitações logo no início do ano.

As capacitações acontecem em ciclos e foram realizadas de forma online, via plataforma web, para atender os 217 municípios. Os participantes foram formados nos cargos de gestores e coordenadores do Bolsa Família e entrevistadores do CadÚnico. Os novos prefeitos e secretários municipais de Assistência Social também receberam capacitação sobre as ações dos programas.

O secretário Márcio Honaiser destacou que a prioridade da Sedes é dar continuidade aos trabalhos da política de Assistência Social e evitar que as famílias percam seus benefícios.

“Estamos investindo nas capacitações para continuar oferecendo um serviço de qualidade às famílias beneficiárias dos programas sociais, independente da transição de gestões municipais ou de modificações administrativas do governo federal”, disse Márcio Honaiser.

Os temas discutidos são sobre o CadÚnico, Programas de Transferência e Complementação de Renda, encaminhamentos gestão PBF/CADUNICO 2021 pós Auxílio Emergencial, nova modalidade de pagamento Bolsa Família, dentre outros.

A próxima capacitação será sobre o recurso do Índice de Gestão Descentralizado (IGD) do programa Bolsa Família, que inicia na próxima semana, destinada a gestores dos 217 municípios. O objetivo é garantir o bom uso e a administração correta do recurso, além de orientação sobre a prestação de conta e a garantia da intersetorialidade.