O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Últimas Noticias

Prefeitura de São Luís inicia construção de Centro de Saúde que beneficiará cerca de 17 mil moradores na região do Parque dos Nobres

A ampliação da rede municipal de saúde de São Luís ganhou mais um importante capítulo na manhã desta quinta-feira (25). A prefeita Esmênia Miranda assinou a Ordem de Serviço que autorizou o início das obras do novo Centro de Saúde do Parque dos Nobres, reforçando os investimentos da gestão na atenção básica e na descentralização dos serviços de saúde.

Onde hoje existe apenas um terreno, em pouco mais de um ano será erguida uma moderna unidade de saúde, projetada para atender cerca de 17 mil moradores da região. O equipamento, construído integralmente do zero, beneficiará comunidades dos bairros Parque dos Nobres, Parque Timbira, Pindorama, Bom Jesus e Conjunto Dom Sebastião, ampliando o acesso aos serviços de saúde, fortalecendo a cobertura da atenção primária e contribuindo para reduzir a demanda sobre outras unidades que atualmente atendem toda a região.

Com investimento de R$ 4,25 milhões, a obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com recursos viabilizados junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e da Caixa Econômica Federal. A previsão é que o novo centro seja entregue em junho de 2027.

Durante a solenidade, a prefeita Esmênia Miranda destacou que o fortalecimento da atenção primária é uma das principais estratégias para melhorar a qualidade da saúde pública e garantir atendimento mais próximo da população. Ressaltou ainda que a nova unidade seguirá o padrão das estruturas mais modernas implantadas pela Prefeitura.

“Quando a Prefeitura anuncia uma obra, ela acontece. Temos planejamento, responsabilidade com os recursos públicos e compromisso com a população. Essa unidade vai representar mais acesso, mais resolutividade e mais cidadania para milhares de famílias da região”, afirmou.

Representando o Ministério da Saúde no Maranhão, a chefe do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa da Superintendência Estadual, Cláudia Fernanda Silva, destacou a importância da parceria entre os entes públicos para ampliar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa unidade vai garantir mais qualidade de vida, mais acesso e mais agilidade no atendimento à população. É uma obra importante que beneficiará milhares de pessoas e reforça o compromisso conjunto entre o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís para fortalecer a saúde pública”, disse.

Estrutura moderna e atendimento ampliado

O novo Centro de Saúde do Parque dos Nobres contará com uma estrutura moderna e planejada para ampliar a oferta de serviços de saúde na região. A unidade terá consultórios médicos e de enfermagem, serviço de telessaúde, sala de curativos, sala de procedimentos, sala eMULT, Sala Lilás, espaço de fisioterapia, espaço Mexa-se para atividades esportivas, coleta itinerante de exames laboratoriais, serviço de ultrassonografia e salas destinadas às atividades administrativas e de educação em saúde.

Além da estrutura física, o equipamento fortalecerá a rede municipal com a implantação de quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), duas equipes de saúde bucal e a atuação de 20 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ampliando a cobertura assistencial e garantindo atendimento mais humanizado e eficiente aos moradores.

A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, destacou que a nova unidade faz parte de um conjunto de investimentos estruturantes que vêm transformando a rede municipal.

“Estamos levando serviços especializados para mais perto da população, ampliando o acesso e qualificando o atendimento. Esse novo centro de saúde atenderá toda esta região, onde residem mais de 17 mil pessoas, e se soma a outros importantes investimentos conquistados em parceria com o Ministério da Saúde”, declarou.

Responsável pela execução da obra, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, ressaltou o impacto social do empreendimento e o compromisso da gestão em ampliar a infraestrutura pública da cidade.

“Além de reformarmos unidades de saúde e hospitais, também estamos criando equipamentos para atender áreas que necessitam desses serviços. Este centro de saúde nasce a partir de um planejamento que identifica as demandas da população e transforma espaços vazios em locais de acolhimento, cuidado e atendimento. É mais uma obra que vai contribuir para transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Investimentos que transformam a região

A construção do Centro de Saúde do Parque dos Nobres integra um conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís na região. Nos ú