Cerca de 100 profissionais participam de oficina do Projeto “Educar para Prevenir”, na sede da DPE/MA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), realizou, no dia 3 de outubro, formação do Projeto “Educar para Prevenir”, que reuniu mais de 100 profissionais, dentre psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e visitadores de São Luís. O objetivo do encontro, realizado na sede da DPE/MA, foi fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Lançado em setembro de 2024, o “Educar para Prevenir” busca ampliar o olhar da rede de proteção, promovendo debates, troca de experiências e construção de estratégias preventivas pautadas no cuidado, acolhimento e garantia de direitos.
O momento foi conduzido pelo defensor público Davi Veras, titular do NDCA, que ressaltou o papel essencial da Defensoria e das equipes da assistência social na promoção de respostas mais efetivas diante das violações aos diretos do segmento infantojuvenil.
“Estamos aqui para capacitar e fortalecer estratégias de atuação efetivas, capazes de gerar melhores respostas no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A assistência faz muito, e pode fazer ainda mais”, destacou o defensor.
Durante o encontro, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Poliana Cozzi, reforçou a importância do projeto e seu impacto no fortalecimento da rede socioassistencial. “O ‘Educar para Prevenir’ é uma estratégia essencial em territórios de grande vulnerabilidade. Conhecer de perto essa iniciativa e compartilhá-la com os profissionais do SUAS é fundamental para aprimorar a dinâmica do nosso trabalho e garantir atendimentos cada vez mais efetivos”, afirmou.
Outras oficinas de formação do projeto estão previstas para ocorrer nos próximos dias, contemplando equipes do Núcleo da Defensoria no Itaqui-Bacanga e também comunidades da zona rural de São Luís, ampliando o alcance das ações de prevenção e sensibilização sobre o tema.
