Cartório da 1ª Zona de Registro Civil suspende as atividades nesta segunda-feira (6/10)
A suspensão se deve à mudança para a nova sede da serventia, que vai passar a atender na Avenida Beira Mar
O Cartório da 1ª Zona de Registro Civil de São Luís, que funciona na Rua do Egito, terá suas atividades presenciais e o atendimento ao público suspensas na próxima segunda-feira (6/10), conforme consta na Decisão 10/2025, da Vara de Registros Públicos de São Luís. O motivo da paralisação será a mudança de sede para o novo endereço da serventia, que, a partir da terça-feira (7/10), vai funcionar na Avenida Beira Mar, nº 354, Centro (entre a ponte José Sarney e o museu da RFFSA).
De acordo com a registradora titular da serventia, Graciana Soares, a medida foi adotada pelo cartório para assegurar a boa prestação do serviço, oferecendo um espaço mais amplo, melhor estruturado e com equipe de trabalho ampliada, o que deverá refletir em mais conforto e qualidade nas entregas às pessoas atendidas. A iniciativa tem o apoio da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), órgão que atua de forma permanente no aprimoramento da atividade cartorária, e da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-MA).
Sobre o Cartório da 1ª Zona, que vinha enfrentando problemas com fila, também em função da demanda crescente, Graciana Soares explicou que mudança é necessária, considerando que o prédio atual é antigo e pequeno, não sendo capaz de acolher com conforto o fluxo diário de pessoas, que chega a quase 200 atendimentos. “Estamos mudando para atender melhor. Na nova sede teremos espaços mais amplos para o atendimento, serviços internos e realização de outros atos, a exemplo das duas salas para casamentos, uma com capacidade para trinta e outra para dez pessoas”, destacou.
Prédio antigo (rua do Egito, esq.) e a nova sede (dir.), que está na fase final da reforma
e vai funcionar na Avenida Beira Mar, nº 354, Centro
A interrupção no atendimento é necessária, considerando a mudança do acervo físico de documentos e livros de registros, além da instalação dos sistemas de informática utilizados para atendimento ao público, muitos dos quais a estrutura lógica precisa ser migrada da sede antiga. Ainda segundo a decisão, a paralisação ocorrerá apenas na segunda-feira, com as atividades e atendimento ao público sendo normalizados já na terça-feira (7/10), a partir das 8h.
Desde que iniciou a gestão, em maio de 2024, o corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, vem acompanhando a prestação dos serviços e adotando medidas para aprimorar a atividade de registro civil na capital maranhense. Além das inspeções, são feitas orientações e recomendações que impactam na melhoria dos fluxos e rotinas de trabalho, a exemplo da mudança de sede, como ocorreu, também, no Cartório da 4ª Zona de Registro Civil, que já oferta um serviço mais eficiente para a população.
