Marlon Botão pede a distribuição de abafadores de ruído à crianças do espectro autista
A Câmara Municipal de São Luís acaba de enviar o Requerimento nº 1540/25, uma iniciativa do vereador Marlon Botão (PSB), que solicita à Prefeitura a inclusão de abafadores de ruído, na lista de material escolar fornecida pela prefeitura, às crianças da rede municipal de ensino com diagnóstico de transtorno do espectro autista, mediante apresentação de laudo médico.
A proposição foi encaminhada ao prefeito Eduardo Braide (PSD), com cópias à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).
Segundo o autor, os abafadores de ruído (protetores auriculares) são recursos de acessibilidade amplamente utilizados para atenuar sons que causam desconforto e comprometem a permanência e o aproveitamento dessas crianças em sala de aula.
“A proposta visa garantir mais acessibilidade e inclusão no ambiente escolar para crianças com TEA, que frequentemente apresentam hipersensibilidade sensorial, sobretudo a estímulos sonoros”, destaca Botão.
Além disso, o uso desse tipo de equipamento contribui para reduzir crises sensoriais, melhorar o foco, o desempenho escolar e favorece a socialização e o bem-estar geral do aluno no ambiente educativo completa o parlamentar.
