O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Construção civil apresenta alta em indicadores econômicos no Maranhão no 2º trimestre

Relatório registra crescimento na margem de lucro, situação financeira e crédito

SÃO LUÍS – A construção civil no Maranhão registrou crescimento nos principais indicadores econômicos no segundo trimestre de 2025, de acordo com a Sondagem Trimestral da Construção Civil, levantamento do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI). O relatório indica avanço nos índices de lucro operacional, situação financeira e acesso ao crédito entre as empresas do setor.

A margem de lucro operacional alcançou 53,9 pontos, com alta de 3,9 pontos em relação ao trimestre anterior e de 7 pontos na comparação com o mesmo período de 2024. Já o indicador de situação financeira subiu para 64,9 pontos, o que indica crescimento de 4 pontos frente ao primeiro trimestre e de 11 pontos em relação ao segundo trimestre do ano passado.

O acesso ao crédito somou 59,9 pontos, com variação positiva de 15,8 pontos em comparação ao trimestre anterior. Esse resultado marca o retorno do indicador à zona de otimismo após dois anos abaixo desse patamar.

Para o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Braga Polary, os dados contribuem para a leitura do cenário produtivo. “O levantamento permite identificar movimentos no desempenho das empresas e nas condições de mercado, fornecendo informações estratégicas para o setor industrial”, afirma o economista.

Além dos indicadores econômicos, o relatório também identificou os principais entraves apontados pelas empresas. Em relação ao trimestre anterior, a burocracia excessiva foi o item mais citado (57,1%), seguida por falta ou alto custo de trabalhador qualificado, com 35,7% das respostas.