O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
EducaçãoPlantãoÚltimas Noticias

SESI-MA evolui em matrículas na Educação Básica

ARede SESI de Educação, com sete escolas no estado, se destaca com um crescimento de 51,5% nas matrículas. A análise dos dados do Censo Escolar revela que, entre 2017 e 2024, o estado perdeu 7% de suas matrículas na Educação Básica. A rede particular de ensino teve um crescimento de 5,1%, enquanto a rede pública teve decréscimo de 11,9% no mesmo período.

Ana Luiza Amaral, pesquisadora do Departamento Nacional do SESI, destaca que com o aumento de 51,5% nas matrículas, a Rede SESI no Maranhão saltou de 3 mil para mais de 7 mil alunos. Esse crescimento, segundo ela, é um indicativo da qualidade do ensino oferecido pela instituição, que tem conseguido atrair mais estudantes mesmo em um ambiente de maior concorrência.

“Estamos percebendo que, mesmo com a redução geral das matrículas, o SESI Maranhão tem conseguido crescer, o que demonstra a qualidade da entrega do ensino”, afirma Ana Luiza. Esse crescimento é especialmente notável nas matrículas do Ensino Médio, onde a demanda por uma educação de excelência é cada vez mais evidente.

Os dados utilizados na análise são provenientes do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação. A pesquisa revela que, apesar das dificuldades enfrentadas pela educação no estado, o SESI se posiciona como uma alternativa viável e de qualidade para os estudantes maranhenses.

A coordenadora de Educação do SESI-MA, Vanda Marli, disse que esses resultados são reflexo, por exemplo, da inauguração em 2024 da Escola SESI Araçagi, em São José de Ribamar, e da ampliação significativa das vagas na Escola SESI Bacabal. E o número de matrículas deve continuar em expansão no estado.

“Estamos em processo de reforma e ampliação nas Escolas SESI Bacabal e SESI Imperatriz e a intenção é ampliar as matrículas após o término das obras. A longo prazo, temos a previsão de inauguração da Escola SESI de Referência, em São Luís, e que já tem seu projeto aprovado e aguarda o início das obras, e o projeto de construção de uma unidade SESI em Balsas com a intenção de ofertarmos o Ensino Médio”, detalhou Vanda Marli.

Além do crescimento em números absolutos, a evolução das matrículas do SESI-MA também reflete uma mudança nas expectativas das famílias em relação à educação. Com a concorrência acirrada entre as instituições de ensino, a capacidade do SESI de se destacar é um indicativo de que os pais estão buscando opções que ofereçam não apenas educação, mas também um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos alunos.

A pesquisadora Ana Luiza Amaral veio a São Luís para participar do Estudo Internacional das Aprendizagens e do Bem-Estar da Criança, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e que inclui as Escolas SESI São Luís e SESI Araçagi. Ela evidencia a importância de se investir em qualidade educacional, especialmente em tempos de desafios demográficos e sociais. “O SESI se reafirma, assim, como uma referência no estado, contribuindo para a formação de uma nova geração de cidadãos preparados para os desafios do século XXI”, sintetizou.