Defensoria Pública do Maranhão encerra programação do MaraDefs com grande Feira Cultural neste sábado (24), na Praça Nauro Machado
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realiza, neste sábado (24), a Feira Cultural MaraDefs, evento que marca o encerramento oficial da programação do MaraDefs, maior movimento de cidadania e acesso a direitos já promovido pela instituição. A atividade acontece das 13h às 18h, na histórica Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, com acesso gratuito para toda a população.
Desde o último dia 18 de maio, o MaraDefs vem mobilizando a capital e o interior com mais de 200 ações e eventos voltados à promoção da cidadania e defesa de direitos, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública (19 de maio). A programação contou com mutirões de atendimentos jurídicos e sociais, palestras, oficinas de educação em direitos, ações de inclusão, conferência anual da instituição, além de atividades esportivas, culturais e projetos de valorização da cultura e economia criativa.
A Feira Cultural MaraDefs reunirá atendimentos jurídicos gratuitos e ações da iniciativa Defensoria Criativa, com exposição e venda de produtos de culinária, artesanato, acessórios e papelaria produzidos por empreendedores locais selecionados por meio de edital.
A programação cultural promete movimentar o Centro Histórico com apresentações do Tambor de Crioula Correio de São Benedito, Grupo Capoeira Raça, Boi Unidos de Santa Fé, Boi de Axixá e a banda Raiz Tribal, garantindo um encerramento animado, diverso e representativo da cultura maranhense.
De acordo com o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, o MaraDefs cumpriu sua missão de aproximar a Defensoria da sociedade, levando cidadania a quem mais precisa. “Essa grande mobilização é, antes de tudo, uma celebração de direitos. Encerrar com essa feira na Nauro Machado, ocupando o Centro Histórico com arte, cultura e serviços essenciais, é uma forma bonita de reafirmar nosso compromisso com o povo maranhense”, destacou.