O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

ExpoMEI 2025 e Caravana Sebrae Delas reforçam o protagonismo dos pequenos negócios em São Luís

MEIs atuantes nos setores de comércio, serviços, artesanato, indústria, agronegócio e alimentação ocuparão o Multicenter Sebrae, em São Luís, de 15 a 17 de maio. A segunda edição da ExpoMEI reunirá empreendedores para três dias de exposição, capacitação e articulação com instituições financeiras e de apoio. A programação também inclui a Caravana Sebrae Delas, voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

A feira, promovida pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, contará com mais de 100 estandes de empreendedores formais e informais dos segmentos de comércio varejista, produtos artesanais, alimentos, serviços de beleza, confecção, inovação, economia rural e outros.

Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, a ExpoMEI representa um ponto de encontro entre quem empreende e quem apoia o desenvolvimento dos pequenos negócios. “A feira é uma oportunidade estratégica para que o microempreendedor individual ganhe visibilidade, acesse conhecimento e se conecte com instituições que oferecem soluções práticas para o seu dia a dia. Mais do que uma vitrine de produtos, é um espaço de fortalecimento do empreendedorismo local”, afirmou.

A programação inclui palestras, paineis temáticos, oficinas práticas, consultorias e cursos rápidos. Além dos espaços de conhecimento como o SebraeLab e as salas de treinamento, o público contará com estrutura de apoio, incluindo ambiente multissensorial, Espaço Kids e atendimento gratuito em carretas móveis do SENAI, SESI, CEMP e ELA FAZ.

Também está prevista a participação de representantes de instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, BASA, Banco do Nordeste, CRESOL, CEAPE e SICOOB, que apresentarão linhas de crédito e soluções voltadas a pequenos negócios. Os programas Capacita MEI e Acredita Delas também serão apresentados ao público durante o evento.

“A participação na ExpoMEI é uma forma de mostrar a força do nosso negócio e levar os produtos do Sítio Doce Cajueiro a um público mais amplo. Além de ser uma vitrine importante, é também uma oportunidade para conquistar novos clientes, fazer contatos com outros empreendedores e abrir caminhos para parcerias futuras. Nossa expectativa é aproveitar ao máximo esse espaço para fortalecer a marca e ampliar as possibilidades de crescimento”, destacou Vilma Bello Cavalcante, proprietária do Sítio.

A artesã e empreendedora de biojoias à frente da marca milcoisas_dalê, Lenilda Marques, participa da ExpoMEI com a expectativa de ampliar a visibilidade do seu trabalho. “Acredito que a feira é uma grande oportunidade para dar notoriedade à marca e mostrar ao público o diferencial das biojoias, que carregam uma proposta única. Além disso, é um momento importante para interagir diretamente com o cliente, criar conexões reais e gerar vendas. Também espero que a participação resulte em propostas de negócios e parcerias estratégicas com outros artesãos. Com planejamento e uma abordagem ativa, quero aproveitar ao máximo essa experiência”, afirmou.

Caravana Sebrae Delas

Integrando a programação da ExpoMEI, a Caravana Sebrae Delas terá uma agenda voltada à promoção da autonomia econômica de mulheres empreendedoras. A ação itinerante prevê oficinas práticas, rodas de conversa, paineis sobre gestão e acesso a crédito, além de encontros com lideranças femininas.

Entre os destaques estão o lançamento do Fundo de Aval FAMPE 100% para Mulheres e a palestra “Histórias que Inspiram”, ministrada pela atriz e empresária Giovanna Antonelli, que abordará temas como liderança, tomada de decisão e os desafios enfrentados por mulheres no ambiente de negócios. A programação inclui ainda paineis com representantes do setor público, instituições financeiras e empreendedoras convidadas.

Para Marina Lavareda, gestora estadual de Atendimento do Sebrae, a Caravana Sebrae Delas reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do empreendedorismo feminino. “A Caravana é uma estratégia que leva orientação técnica, capacitação e inspiração para mulheres que já empreendem ou desejam iniciar um negócio. Ao integrar ações práticas e reflexões sobre protagonismo, liderança e acesso a crédito, o evento contribui diretamente para ampliar a autonomia econômica das participantes e fortalecer negócios liderados por mulheres em diferentes territórios”, pontua.

MEIs no Maranhão

O Maranhão registra uma movimentação expressiva na formalização de pequenos negócios por meio da categoria de Microempreendedor Individual (MEI). Somente em 2024, foram 34.819 MEIs abertos no estado, sendo 11.630 na capital, São Luís. De janeiro a abril de 2025, já são 16.052 novos registros no Maranhão e 5.215 em São Luís, o que demonstra a continuidade da busca por autonomia econômica e geração de renda por meio do empreendedorismo.

Essa expansão reflete o papel estratégico dos MEIs na economia, principalmente em regiões com grande informalidade e oportunidades de autoemprego. A categoria impulsiona atividades econômicas em bairros, fomenta a circulação de renda local, amplia o acesso a direitos previdenciários e contribui com a arrecadação de tributos via Simples Nacional.

Os segmentos com maior número de registros mostram tendências do mercado e comportamentos de consumo. No estado, os três segmentos com maior presença de MEIs são: comércio varejista de vestuário e acessórios (9.328), minimercados e mercearias (6.291), e serviços de beleza (5.992). Já em São Luís, os destaques são o comércio de vestuário (2.663), cabeleireiros e manicure (2.391), e promoção de vendas (2.132).