O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
GeralÚltimas Noticias

Corregedoria Extrajudicial conclui etapa de inspeções do mês de abril

Com os trabalhos realizados no Ofício da 3ª Zona de Registro de Imóveis de São Luís, no último dia 30/4, véspera do feriado do Dia do Trabalho, a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) conclui mais uma etapa do cronograma de inspeções realizadas no mês de abril. Apesar do mês mais curto, em razão dos feriados e pontos facultativos, oito serventias extrajudiciais passaram pela fiscalização e acompanhamento do órgão correcional no mês passado.
 
Com o trabalho permanente de fiscalização realizado pela Corregedoria Extrajudicial é possível verificar eventuais irregularidades e inconsistências a serem apuradas, assim como tirar dúvidas e orientar profissionais que trabalham nos cartórios sobre a forma correta de executar tarefas diárias. É possível, ainda, identificar e dar visibilidade para boas práticas desempenhadas pela serventia, a fim de promover o intercâmbio de iniciativas que buscam melhorar a qualidade do serviço oferecido à sociedade.
 
Na capital maranhense, além da 3ª Zona de Registro de Imóveis, também passou por inspeção o cartório da 4ª Zona de Imóveis. Ainda na Ilha, no mês de abril, os cartórios do 1º e 2º Ofício de Paço do Lumiar e o Ofício Único da Raposa receberam a equipe de fiscalização da COGEX. Já no sul do Maranhão, foram inspecionados os cartórios do 1º e 2º Ofício de Carolina e Ofício Único de Riachão. 
 
Em relação ao Cartório da 3ª Zona de Imóveis, que funciona na Avenida Daniel de La Touche, edifício Mocelin Tower, a avaliação foi positiva, com algumas observações feitas no sentido de aprimorar o serviço em relação a alguns prazos. No geral, a serventia possui uma estrutura ampla e moderna, com espaços pensados nos fluxos de trabalho diários. Segundo a coordenadora de Inspeções da COGEX, Bianca Cunha, a serventia apresenta, pelo menos, três pontos fortes: a gestão de pessoas, a infraestrutura física e tecnológica e a gestão de processos de trabalho. 
 
“Com relação à gestão de pessoas, o cartório oferece um ambiente muito amigável e focado na qualidade de vida. O espaço conta com salas amplas, mobília nova, sala de descanso, sala de estudos e uma cozinha espaçosa conectada ao refeitório. O público também é atendido com conforto e agilidade. Além disso, há práticas inovadoras focadas na Lei Geral de Proteção de Dados e na melhoria contínua dos serviços ofertados, o que pode ser replicado em outras serventias”, disse a coordenadora.
 
No tocante à gestão de pessoas, a registradora Aline Lorrenzzetti, titular do Ofício da 3ª Zona de Imóveis, ressaltou que há um investimento forte na formação de pessoal, no sentido de desenvolver habilidades técnicas e o comprometimento com o trabalho realizado. Ela também destacou o programa Mover, iniciativa que foca no desenvolvimento integral de colaboradoras e colaboradores, com práticas esportivas, de alimentação, de saúde, ambientais, além de ações formativas.
 
“Temos um comprometimento muito grande com nosso público e, para isso, investimos muito em nossos colaboradores e realizamos avaliações periódicas, onde temos a oportunidade de receber avaliação de como estamos trabalhando. Com isso, trabalhamos diariamente para conseguir humanizar cada vez mais o atendimento, compreendendo que por trás de cada protocolo existem vidas, com fatos, episódios e histórias, razão pela qual trabalham na melhoria contínua do serviço”, afirmou.
 
Cuidado com o aperfeiçoamento de rotinas, gestão e estrutura visto, também, na Serventia do Ofício Único de Riachão, que tem como titular o delegatário Felipe José Neto. Em breve, o cartório funcionará em nova sede, que está sendo preparada para atender a população local com mais conforto e qualidade. A nova estrutura conta com espaços mais amplos, estacionamento para os clientes e sala de casamentos.
 
As inspeções constituem a principal atividade de fiscalização dos serviços cartorários e tem a finalidade de assegurar o bom andamento dos serviços extrajudiciais. Seguindo formulário próprio, profissionais da COGEX verificam livros, avaliam atendimento, conferem procedimentos realizados, avaliam a estrutura tecnológica e de segurança de dados, bem como analisam a regularidade dos atos cartorários, que devem ser praticados em conformidade com as normas.
 
Durante os trabalhos, a equipe da COGEX verificou os relatórios das últimas inspeções realizadas em cada uma das serventias, a fim de conferir se as orientações e determinações foram cumpridas. Também foram checados aspectos como estrutura física, uso de sistemas, cumprimento de prazos, virtualização e migração de acervo.
 
Nesta última inspeção de abril, os trabalhos foram conduzidos pela juíza auxiliar Laysa Mendes e pelo juiz auxiliar André Bogéa, que foram acompanhados pelas servidoras Bianca Cunha, Millena Rodrigues, Valéria Rubim, Renata Lobo e Sâmia Rafaela Silva, bem como dos servidores Caíque Andrade e Manoel Ferreira Neto.