Judiciário oficializa a união de mais 83 casais em casamento comunitário
Mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários possibilitou a união de 83 casais na capital maranhense, em celebração realizada no último domingo (9/2). A iniciativa foi da juíza do 13º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, Diva Maria Mendes, e contou com a parceria do Cartório da 2ª Zona de Registro Civil de São Luís e da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Maracanã.
Atendendo ao chamado da ação social, casais precisaram cumprir a etapa prévia de habilitação, trabalho que foi coordenado pela registradora Rosseline Rodrigues, titular do Cartório da 2ª Zona, que recebeu e organizou toda documentação para o ato civil. Cumprida a primeira etapa, noivas e noivos puderam se reunir no auditório do Colégio Adventista da Cohab para dizer o tão aguardado “sim”. Acompanhados da afirmação, sorrisos e beijos representavam um novo ciclo, o início de um novo momento na vida a dois.
Conduzindo os trabalhos da celebração, a juíza Diva Maria lembrou aos casais o significado e a importância do matrimônio para a família e para a sociedade. “Este momento é um divisor de águas na vida de cada casal, pois estabelece o antes e o depois de uma relação oficializada pelos meios legais e de uma aliança firmada com as bençãos de Deus, sendo o matrimônio uma referência para toda família e um pilar essencial para uma sociedade em equilíbrio”, assinalou.
Responsável pelo registro e emissão das certidões de casamentos, Rosseline Rodrigues enalteceu o projeto hoje coordenado pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) e falou da importância social de participar ativamente na concretização da iniciativa. “É sempre uma honra e satisfação poder participar de eventos como esse e presenciar a alegria de tantos casais, que almejavam unir-se em matrimônio e que, por meio desse projeto, conseguem realizar esse sonho”, destacou.
Além da juíza Diva Maria, participaram da celebração as juízas Maricélia Gonçalves, Leoneide Amorim, Rosária Duarte e Joseane Bezerra. Após conversar com cada casal e colher as vontades de noivas e noivos, as magistradas oficializaram as uniões e desejaram felicidade aos novos casais.
O Casamentos Comunitários é uma iniciativa social do Poder Judiciário do Maranhão, vinculado à COGEX e regulamentado no Provimento nº 32/2022, que dispõe sobre os procedimentos para execução das edições do projeto em todo Maranhão. Em 2024, a iniciativa ultrapassou a marca de 4 mil casamentos, o que garantiu a segurança jurídica para os casais alcançados e contribuiu para o fortalecimento da instituição familiar como base da sociedade.