O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Como escolher o perfume ideal? Dicas para acertar na fragrância

Escolher o perfume ideal é uma experiência pessoal que exige conhecimento e cuidado. Mais do que um item cosmético, o perfume transmite personalidade, desperta emoções e sentimentos, tanto para quem o usa quanto para quem está ao redor. Por isso, conhecer as opções disponíveis e optar por uma fragrância que reflita a essência do usuário é fundamental para fazer a escolha certa.

Busque as famílias olfativas

Utilizadas pelas perfumarias, as famílias olfativas são uma classificação que agrupa os aromas em categorias que facilitam a identificação. Conhecer essa classificação ajuda o usuário a identificar com mais facilidade a fragrância predominante em cada perfume, permitindo escolher o estilo que mais lhe agrada. Entre as principais famílias olfativas estão:

Florais: com notas que variam de ingredientes delicados até os sensuais, os perfumes florais tendem a ser apreciados principalmente pelo público feminino. 

Aromáticos: com ingredientes herbais e notas refrescantes, os perfumes com notas aromáticas são leves e utilizados principalmente para a criação de perfumes masculinos.

Cítricos: ideal para climas quentes, os perfumes cítricos tendem a ser frescos e menos concentrados. Por possuir notas de laranja, limão e bergamota, essas fragrâncias são revigorantes e combinam com diversas ocasiões.

Amadeirados: utilizadas principalmente em perfumes masculinos, as notas amadeiradas são fortes e marcantes, tornando as fragrâncias elegantes e sofisticadas.

Frutados: uma das famílias olfativas mais versáteis, os perfumes frutados podem variar de fragrância de acordo com a combinação de frutas utilizadas para sua criação.

Embora a família olfativa seja a principal característica da fragrância, os perfumes utilizam ainda cheiros de outras famílias para compor o produto final. Essas misturam criam a exclusividade e a característica marcante de cada produto.

Considere sua rotina

Antes de escolher o perfume ideal, é fundamental analisar a rotina do usuário, assim como o clima e a ocasião que aquela fragrância será usada.

Para quem tem uma rotina intensa de trabalho ou mora em locais com altas temperaturas, é recomendável escolher fragrâncias leves, como as cítricas, evitando perfumes doces e muito intensos. Por outro lado, para rotinas noturnas, os perfumes florais e adocicados costumam ser uma escolha sensual e marcante.

Para o dia a dia no escritório ou para a prática de atividades físicas, o perfume deve ser menos intenso e mais delicado, evitando assim que o cheiro incomode as pessoas no ambiente.

Teste o perfume na pele

Embora seja possível conhecer o estilo do perfume de acordo com a família olfativa e as notas utilizadas na fabricação, fatores como temperatura corporal e tipos de pele podem afetar a durabilidade e a fragrância do produto final.

Por isso, antes de finalizar a compra, é aconselhável que o usuário faça a aplicação do perfume nos pontos de pulsação (pulsos, pescoço e atrás das orelhas). Devido ao calor dessas regiões, em poucos minutos é possível perceber como o perfume se comporta ao longo do dia.

Dicas gerais para escolher o perfume ideal

Atualmente existem diversas opções de fragrâncias e produtos disponíveis no mercado, seja a escolha por perfumes importados, perfumes nacionais ou em barra, é essencial considerar a qualidade do produto e sua durabilidade na pele. Perfumes que possuem bons ingredientes tendem a ser mais duradouros e possuem fragrâncias mais impactantes.

Por fim, um indicativo sobre a boa qualidade de um produto está nas resenhas positivas feitas pelos usuários. Por isso, antes de adquirir uma nova fragrância, é fundamental buscar opiniões e avaliar os pontos positivos e negativos de cada perfume, garantindo uma escolha mais consciente e assertiva.