Crescimento profissional em alta: como se destacar em um mercado competitivo?
O ano de 2025 é a hora de se destacar e conquistar o seu lugar no mercado profissional, que é cada vez mais competitivo e dinâmico. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o final de 2024 registrou uma trajetória bem aquecida no mercado brasileiro. Em novembro, por exemplo, a população ocupada (PO) totalizou 107,7 milhões, um avanço de 2,9% em relação ao mesmo período em 2023. Por isso, as chances de evoluir e garantir o seu sucesso profissional são grandes, e algumas dicas podem dar o empurrãozinho que você precisa.
Dominar habilidades que vão além de saber bem a função que você vai executar em uma empresa podem alavancar o seu status profissional. “Existem algumas competências comportamentais que fazem muita diferença. Entre elas estão a habilidade de comunicação, o senso crítico e a capacidade de resolução de problemas, além da capacidade digital, ou seja, entendimento de ferramentas tecnológicas que vão auxiliar você a performar melhor no seu trabalho”, explica o reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Luís Ribeiro.
Experiências de vida contam para se destacar? De acordo com o reitor, elas somam e muito para se dar bem na vida profissional. “Tudo aquilo que você vai aprendendo ao longo da vida, em cursos e graduações, são importantes. Participar de eventos, capacitações online, atividades sociais e extensionistas também são iniciativas que agregam no currículo. O que puder aprender fora da sala de aula que tenha relação com o que você estuda também pode resultar no destaque profissional”, afirma Luís.
Outra dica que merece atenção é investir em um bom networking, ou seja, em conexão profissional com outras pessoas. E uma das plataformas que pode te ajudar nessa missão é o Linkedin. Entender como funciona, conhecer os recrutadores, aprender a melhor forma de se posicionar como um bom profissional nas redes sem dúvidas pode tornar o seu currículo atrativo.
Investir na educação continuada também pode manter a sua experiência profissional bem aquecida. “Para uma progressão de carreira, é preciso que você tenha uma busca por conhecimento incessante. Pela educação continuada, dá para ampliar e até atualizar as habilidades que você já tem, e agregar novas, sempre desejando avançar para o próximo passo profissional”, finaliza o reitor.