O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Missão nutritiva: aprenda dicas para que os pequenos explorem os sabores na hora de comer

Às vezes, nutrir os pequenos com uma alimentação saudável pode ser um desafio para os pais. Então, o que fazer quando eles não aceitam algum alimento ou, até mesmo, a hora de comer se torna “infinita” pela falta de interesse nas garfadas? Ferro, zinco, cálcio, vitaminas C, D e A são exemplos de nutrientes que não podem faltar no prato da criançada para garantir um crescimento saudável. Então, é só seguir na leitura para aprender algumas algumas dicas de comol deixar esse momento mais divertido. 

A nutricionista do Grupo Mateus, Alana Marinho, explica onde dá para encontrar alguns desses nutrientes. “O ferro está nas carnes, vegetais folhosos verde-escuros (como couve, brócolis, e espinafre) e leguminosas como o feijão. Ajuda a prevenir a anemia e está ligado ao desenvolvimento cognitivo auxiliando na memória e atenção. Já o zinco marca presença nas carnes, leite, cereais e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja). Além disso, contribui para aumentar a imunidade, no desenvolvimento cerebral, auxilia no metabolismo e crescimento”, afirma.

E para que os ossinhos e dentinhos cresçam fortes, não dá para fugir do cálcio. “Pode ser encontrado no leite e derivados, além de vegetais verde-escuros. Também não podemos esquecer de algumas vitaminas. Nas frutas cítricas (laranja, limão, acerola e tangerina; morango; e também em alguns vegetais, como brócolis e couve), por exemplo, está a vitamina C. Ela ajuda na absorção do ferro e fortalecimento do sistema imunológico”, cita Alanna. 

Se a sua criança é seletiva na hora de comer, a profissional lista dicas valiosas para vencer a resistência. “Apresente sempre uma variedade de alimentos em cada refeição; faça as preparações em casa e envolva a criança no processo para que ela aprenda e conheça sobre a alimentação e, assim, possa aceitar provar novos alimentos. Seja paciente e persistente, não desistindo de oferecer o alimento rejeitado pela criança. Muitas vezes o alimento deve ser oferecido várias vezes até a criança aceitar”, explica.

Misturar comida e diversão também pode ajudar muito a nutrir os pequenos e dar adeus ao tédio. Por isso, Alana separou mais dicas para facilitar qualquer refeição: 

  • Oferecer alimentos variados, com cores e texturas diferentes;
  • Fazer preparações diferentes com o mesmo alimento;
  • O prato pode ser montado com uma apresentação atraente ou decorado, para que a criação se sinta motivada a comer;
  • Fazer o uso de utensílios diferentes, como pratos, talheres, copos, etc;
  • Fazer jogos e desafios com os alimentos, como jogo da memória, de adivinhação;
  • As refeições podem ser oferecidas no mesmo horário que a família, fazendo assim uma interação entre todos, com conversas agradáveis e bons momentos juntos.