Navegadores antidetecção
O navegador é o programa que permite ter acesso às páginas na internet. Um tipo específico de navegador é o navegador antidetecção, de que trataremos neste texto.
Essas características formam um padrão, uma espécie de “impressão digital” do navegador. Os sites visitados podem usá-la com a finalidade de identificar e rastrear os usuários. Há vários motivos possíveis para isso. Só para ilustrar, mencionamos:
Obtenção de dados para segmentação de público.
Bloqueio de usuários com base em localização geográfica.
Prevenção de uso de perfis múltiplos pelo mesmo usuário.
Navegador antidetecção é solução para este problema
No entanto, um navegador antidetec envia os seus dados de forma alterada. Ele modifica os parâmetros que fazem parte da sua “impressão digital”. Dessa maneira, faz parecer que outro dispositivo, de um usuário diferente, está conectando-se.
Esta última possibilidade é especialmente útil para os profissionais de marketing digital. Afinal, permite que eles operem mais facilmente diferentes contas sem que os resultados de uma interfiram nos das outras.
Recursos que podem ser usados em conjunto com navegadores antidetecção
Segundo discutimos, os navegadores antidetecção são ferramentas bastante úteis na proteção da privacidade de seus usuários. VNPs e proxies são outras ferramentas úteis para a proteção da privacidade. O uso delas em conjunto com o de navegador antidetecção pode ampliar consideravelmente a efetividade deste.
Um proxy é um servidor com seu próprio endereço de IP. Ele atua como intermediário entre o dispositivo do usuário e a internet. Assim sendo, ele oculta o endereço de IP do usuário, o que torna mais difícil a sua identificação.
Conclusão
Um navegador antidetecção modifica parâmetros que sites e mecanismos de busca usam para identificar e rastrear os usuários. Por isso, é uma robusta ferramenta de proteção da privacidade online. Além disso, facilita o uso em múltiplas plataformas e permite o acesso a conteúdos bloqueados em determinada localização.